edit Editar esse Conteúdo

Artigo: Os 20 anos do CDC e o Consumidor Tocantinense

Publicado em 13/09/2010 16:28
Autor(a): Autor não informado
LUCIENE DANTAS É SERVIDORA PÚBLICA ESTADUAL, EX-SUPERINTENDENTE DO PROCON/TO, PÓS- GRADUADA, PELA UNITINS, EM DIEITO DO CONSUMIDOR E DIREITO CONSTITUCIONAL E POSSUI MBA EM GESTÃO PÚBLICA PELA FGV - Foto: Kelly Costa
Em que pese os inúmeros esforços do Governo do Estado do Tocantins, nos últimos anos, para proteger o consumidor tocantinense, percebe-se que ainda há muito por fazer para que o nosso consumidor seja considerado um consumidor consciente.

Ser um consumidor consciente não é somente saber seus direitos e reivindicá-los, é também preocupar-se com os reflexos que o seu ato de consumo pode causar à sociedade, à economia e ao meio ambiente.

O consumidor consciente não procura culpado para as mazelas da sociedade, porque ele sabe que se há algo errado todos nós somos responsáveis. Sabe também que é na hora de adquirir produtos e serviços que pode exercer seu poder de transformação social, escolhendo empresas éticas que não se utilizam de trabalho escravo e infantil, não usam produtos tóxicos e não agridam o meio ambiente.

A Educação para o consumo consciente deveria ser matéria obrigatória em todas as instituições de ensino e prioridade máxima na atuação dos órgãos de defesa do consumidor, que direcionam grande parte de seus esforços em ações repressivas.

Uma mudança cultural não é fácil, leva tempo, demanda esforço, mas com certeza é preciso buscar uma vida sustentável, é preciso despertar o senso crítico de nossos consumidores preparando-os para escolhas conscientes, capazes de melhorar a nossa qualidade de vida e contribuir para a preservação ambiental.

Analisando esses fatos entendo que, nestes 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor não temos muito a comemorar, porque ainda estamos muito distantes do modelo de consumidor consciente em nosso Estado. Cabe, não só ao Governo, mas a cada um de nós, consumidores, usar o nosso poder em benefício de uma sociedade mais sustentável, onde deixaremos de ser cidadãos consumidores e passaremos a ser consumidores cidadãos.

LUCIENE DANTAS É SERVIDORA PÚBLICA ESTADUAL, EX-SUPERINTENDENTE DO PROCON/TO, PÓS- GRADUADA, PELA UNITINS, EM DIEITO DO CONSUMIDOR E DIREITO CONSTITUCIONAL, E POSSUI MBA EM GESTÃO PÚBLICA PELA FGV.



keyboard_arrow_up