O Diário Oficial da União publicou, no dia 27 de agosto, o Decreto número 6.950, que dispõe sobre a composição, estrutura, competências e funcionamento do Conselho Nacional de Segurança Pública. A restruturação do CONASP, desativado desde 2002, era um dos objetivos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.
Em maio de 2009, após uma série de debates com os participantes do processo da 1ª Conseg, o governo federal criou um conselho de transição com a responsabilidade de, no prazo máximo de um ano, elaborar o regimento interno do novo CONASP.
A ANADEP, que já integra a composição transitória, é uma das nove representantes de entidades de trabalhadores da área de segurança pública escolhidas para a integrar a nova composição do Conselho.
Para o Defensor Público Marcílio Vieira, "a participação da ANADEP no CONASP é fundamental para a efetivação das diretrizes aprovadas para a universalização do acesso à Justiça, com o fortalecimento da Defensoria Pública e sua estruturação em todas as comarcas do país, priorizando-se a prevenção social da violência para o fortalecimento da cultura de paz.".