edit Editar esse Conteúdo

Agosto Lilás: Nudem participa de atividade de mobilização contra a violência doméstica e familiar

Publicado em 02/08/2024 10:33
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Solenidade abriu a programação da SecMulher do Agosto Lilás - Foto: Ascom SecMulher/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), participou, nessa quinta-feira, 1º, da solenidade de abertura da programação do Agosto Lilás, campanha nacional de combate à violência contra a mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher). Esteve presente na atividade, que foi realizada na Praça dos Girassóis, a assessora técnica do Nudem Nicolle Vilhena Vieira.

A programação contou com workshops sobre defesa pessoal e tornozeleira eletrônica, além do lançamento da 1ª edição da cartilha da Ouvidoria da Mulher, que contém informações sobre os direitos das vítimas e os canais de denúncia disponíveis. Também foi realizada a caminhada “Não se Cale! Levante a Mão e Diga Não!”, com o propósito de sensibilizar a população para o enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Segundo a SecMulher, a campanha Agosto Lilás terá ações ao longo de todo o mês, divididas em duas etapas de conscientização. Do dia 1º ao dia 15, as atividades serão em torno do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, conforme a Lei Estadual nº 3.522/2019. E na segunda quinzena, de 16 a 31 de agosto, ocorrerá a ação Quebrando o Silêncio, em conformidade com a Lei Estadual nº 3.748/2021.  

As ações serão realizadas nos municípios que registraram o maior número de feminicídios, de acordo com as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Entre os municípios que receberão as ações estão Abreulândia, Araguatins, Araguaína, Colinas, Gurupi, Marianópolis, Natividade, Palmas, Pindorama, Praia Norte, Porto Nacional, e Silvanópolis. (Com informações da Ascom/SecMulher)

keyboard_arrow_up