edit Editar esse Conteúdo

Agentes Comunitários são certificados em mediação de conflitos

Publicado em 25/06/2012 11:21
Autor(a): Autor não informado
Agentes Comunitários (Turma A) recebem certificados de capacitação - Foto: Caroline Spricigo
A Defensoria Pública do Tocantins entregou, neste sábado, 23, o Certificado de Conclusão do Curso de Capacitação em Técnicas de Mediação aos Agentes Comunitários voluntários do Projeto “Justiça Comunitária”. Depois de seis dias de capacitação, os 30 Agentes participaram de debates e abordagens sobre questões importantes como o acesso à justiça; aspectos sociológicos; conflitos (tipos, fases e identidade); mediação e mediador; investigação e o papel do agente na comunidade.

Iniciado no dia 18 de junho, o segundo módulo da capacitação foi ministrado pelo presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, e diretor do Fórum Mundial de Mediação, Adolfo Braga Neto, que emocionado durante a entrega do Certificado, mostrou-se otimista com a iniciativa de realização do Projeto no Estado. “Agradeço a Defensoria Pública do Tocantins pela oportunidade de estar em Palmas e ministrar este Curso, pois estamos diante de um Projeto que é um grande desafio na possibilidade das pessoas poderem resolver seus conflitos por meio da mediação e, vejo o Tocantins como um Estado pioneiro com esta iniciativa, dando um passo importante de uma longa jornada em prol da comunidade carente”, ressaltou Adolfo Braga Neto.

Durante o encerramento do segundo módulo da capacitação, a coordenadora do Projeto, defensora pública Maria de Lourdes Vilela, agradeceu o esforço dos Agentes, colaboradores e parceiros na realização do Projeto; ressaltando a importância do empenho de cada um dos envolvidos na ação. “Este Projeto é uma ‘sementinha’ que queremos que cresça e dê bons frutos junto à comunidade. O Núcleo do Projeto em Taquaralto será o Centro de Apoio Operacional dos Agentes e, buscaremos disponibilizar todas as ferramentas e recursos necessários para facilitar a vida das pessoas durante as atividades do Projeto”, disse.

Homenagens

Poema, cordel, música, reflexões e momento religioso marcaram a entrega dos certificados de capacitação em técnicas de mediação. Os Agentes voluntários fizeram homenagens aos capacitadores e equipe multidisciplinar, apresentando músicas e declamando poemas de autoria dos próprios participantes, sobre o Curso e as experiências adquiridas nos dois módulos da ação. O momento foi de emoção e agradecimentos, aliado à vontade de iniciar as atividades do Projeto mediando os conflitos da comunidade, com apoio dos Defensores Públicos, visando contribuir para a democratização do acesso à justiça.

Os Agentes Comunitários foram escolhidos por meio de um processo de seleção direcionado à comunidade da região atendida pelo Projeto, cujo Núcleo está situado na Avenida Tocantins, Quadra 122, Lote 11, em Taquaralto, ao lado da Defensoria Pública.

 

 

 

 

keyboard_arrow_up