A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) ampliou o uso do agendamento online para todo o Estado. Antes atendendo apenas o Núcleo Regional de Palmas desde que foi implantado, no mês de julho, agora as pessoas assistidas pela Instituição podem agendar e agilizar os trâmites para serem atendidas em todas as 42 comarcas defensoriais espalhadas pelo estado.
Coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), o defensor público Fabrício Akitaya explica que, desde quando implantada, a ferramenta foi muito bem acolhida pelos assistidos, visto que ela potencializa o acesso aos serviços da Instituição.
“Talvez por influência destes tempos atuais, nos quais a realização de multitarefas por meios virtuais se popularizou, a ferramenta foi acolhida muito rapidamente. Basta um celular ou um computador com conexão que qualquer pessoa hipossuficiente, de qualquer local do Tocantins, poderá fazer o agendamento do atendimento inicial junto à Defensoria. É fácil e prático”, destaca o Defensor Público ao acrescentar que que todas as informações prestadas são seguras.
Como agendar
Qualquer pessoa com perfil de assitido (veja aqui) pode acessar o serviço de agendamento online, disponível no site da Instituição todos os dias da semana, em qualquer horário. Não havendo atendimento disponível para a data indicada pela pessoa assistida, a assistente virtual da Defensoria indicará datas próximas para que o(a) interessado(a) possa escolher a melhor opção.
Para realizar o agendamento, basta acessar o site da Defensoria Pública (www.defensoria.to.def.br) e clicar em “Agendamento Online”.
Inicialmente, um breve cadastro será solicitado para que ocorra este primeiro acesso. A assistente virtual da DPE-TO, Luna, irá conduzir o diálogo inicial de maneira simples e rápida, visando, com isto, dar celeridade ao início da assistência às pessoas que demandem acesso à Justiça de maneira gratuita, integral e humanizada.
A data e horário desse atendimento serão confirmados no próprio sistema de agendamento e também por meio de mensagem eletrônica enviada ao email informado no momento do registro dos dados.
Presencial
Lembrando que, com o retorno das atividades presenciais dos profissionais que estão com o ciclo de imunização da covid-19 completo, no momento do agendamento a pessoa assistida poderá escolher se deseja ser atendida de forma presencial ou por chamada de vídeo. As pessoas que optarem pelo atendimento a distância (ligação, chamada em vídeo e/ou videoconferência) precisam ficar atentas ao telefone na data marcada para não perderem a chamada.