Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Provisória (Ceip) de Palmas participaram nesta quarta-feira, 16, do projeto da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar.
Realizado por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) em conjunto com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o projeto é direcionado aos adolescentes do sistema de socioeducativo masculinos de Palmas e Gurupi , por meio de uma oficina de quatro horas de duração.
Na capacitação, os participantes aprendem sobre os temas “Breve exposição sobre a Poesia e a sua importância como gênero textual”; “Leitura Interpretativa de Poemas”; “Exercício com música e poesia”; e “Expressão e construção do poema”.
Arte transforma
Segundo a coordenadora do Nudeca, defensora pública Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga, a ação envolve a união da Defensoria com outras instituições em prol dos socioeducandos e foi pensada justamente nestes adolescentes internados, para que eles aproveitem as oficinas como “um momento para externar os sentimentos que carregam em si em forma de arte, porque faz bem se abrir desta maneira e a arte tem um poder transformador”.
Para a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, que citou a poesia “Convite”, de José Paulo Paes, o projeto tem a intenção de ser uma espécie de “ponta-pé inicial que levará estes meninos a seguirem buscando os estudos, a educação e a perspectiva de criar, escrever e abraçar o conhecimento na vida extra-muros”.
Corpo docente
São responsáveis por ministrar os conteúdos ao longo da aplicação do projeto “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar” os servidores da DPE-TO, a gerente de ensino e capacitação da Esdep, Elizete Sales Sodré, e biblioteconomista Marcelo Werneck de Souza Saraiva.
eBook e prêmios
As cinco melhores poesias de cada uma das unidades nas quais o projeto será aplicado vão integrar um eBook a ser lançado pela DPE-TO. A obra virtual vai contar, ainda, com imagens das atividades sendo realizadas a partir dos registros da repórter fotográfica da Defensoria Pública, Loise Maria.
Outro estímulo à criatividade dos participantes é o anúncio de que as três poesias mais votadas de cada unidade ganharão prêmios ainda a serem divulgados.
Presenças
Participaram da solenidade de abertura da oficina no Ceip de Palmas a coordenadora do Nudeca, defensora pública Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga, e a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da administração do Ceip da Capital e da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber.
Na ocasião, o servidor e maestro da DPE-TO, Anderson Cleyton da Silva Menezes, apresentou uma interpretação da canção “Tempos Modernos”, de Lulu Santos.
Unidades contempladas
Além do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas e do Ceip da Capital, que já receberam o projeto, o “Livrarte” também será desenvolvido no Ceip Sul, localizado em Gurupi, na próxima terça-feira, 22.