As atividades da 2ª edição do projeto Livrarte – Arte como Fator de Resiliência chegaram hoje, 19, ao Centro de Internação Provisória (Ceip) Norte, localizado a 345 km de Palmas, no município de Santa Fé do Araguaia. O projeto é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).
Durante dois dias, hoje, 19, e amanhã, 20, os internos do Ceip Norte irão participar das oficinas de poesia e música. A proposta é oportunizar aos adolescentes a expressão de sentimentos, ideias e conceitos através da arte.
Segundo a gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, pedagoga Elis Sodré, a ideia é possibilitar que eles expressem os sentimentos, as emoções. “Todos nós somos lotados de sentimentos e há momentos que a gente tem emoções que a gente precisa ter uma válvula de escape, e a poesia pode ser essa válvula para falarmos dessas emoções que muitas vezes não podemos demonstrar de outra forma. A gente está aqui para dar essa oportunidade de transformação”, destacou Elis durante a abertura das atividades.
Um dos responsáveis por ministrar a oficina de música, o servidor da DPE-TO, músico Anderson Cleyton Silva, contou que a ideia de incluir a música no projeto surgiu na primeira edição, quando algumas poesias foram musicalizadas. “A ideia é fazer uma playlist do trabalho de vocês. Serão obras que vão ficar à disposição de vocês, da família, e que vão ficar eternizadas”, destacou Cleyton Silva.
Chefe do Sistema Ceip Norte, Francisco Lobo agradeceu a parceria com a Defensoria Pública e destacou a importância de ações como essas. “(...) a oportunidade de estar aqui, hoje, também está dando a vocês a condição de pensar diferente. Tem toda uma equipe da Defensoria Pública preocupada em querer ofertar a vocês um algo a mais. O que faltou em determinado momento, mas que está sendo buscado agora. Que vocês consigam se agarrar nesta oportunidade”, pontuou Francisco Lobo.
Como funciona
Na etapa das poesias são realizadas oficinas de escrita, intepretação de texto, gravação. A partir das oficinas será realizado um concurso de poesia que selecionará as melhores produções que irão compor um E-book com poesias e fotos selecionadas.
Já na oficina de música, serão realizadas composições de músicas e atividades de audição musical. Serão realizados festivais de música, que selecionarão as melhores composições para a formação de uma playlist que será disponibilizada no canal da Defensoria Pública no Youtube.
Ao final, todos os adolescentes que aderirem ao projeto receberão um certificado de participação e os melhores poemas e composições selecionados pelo concurso receberão prêmios que serão entregues após o cumprimento de suas sentenças e reingresso na sociedade. A premiação é resultado de parceria da Defensoria Pública com o Ministério Público do Trabalho, através da procuradora Célia Amália Cunha.
Projeto
O Livrarte é uma ação realizada pela Esdep e pelo Nudeca em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).
Estão sendo contemplados o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, o Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, em Gurupi, e o Norte, em Santa Fé do Araguaia.