A Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins apresentou hoje, 16, durante reunião administrativa com defensoras e defensores públicos, o relatório de atividades realizadas nos primeiros 100 dias da atual gestão, com ações voltadas para as pessoas assistidas e para a melhoria do trabalho dos profissionais da Instituição.
O relatório foi apresentado pelo defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e corresponde ao período de 4 de fevereiro deste ano, quando foi realizada a posse solene, até a data de ontem, 15.
Os dados apresentados mostram a revisão da data-base com índice de 4,17% protocolada na Assembleia Legislativa, já aprovada e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa; a posse de dois novos defensores públicos, João Pedro Cerqueira da Silva Oliveira e João Antônio das Chagas Silva, garantindo mais qualidade na atuação no interior do Estado; o lançamento do projeto “Defensorias nos Babaçuais”, para atividades de educação em direitos e atendimento jurídico para as mulheres quebradeiras de coco; e o programa Defensoria Itinerante, que ganhou um novo formato especial, com atendimentos prioritários para povos originários e tradicionais.
“Cada atendimento realizado, no interior e na capital, nos fortalece nessa representação institucional. Nossos defensores e defensoras são respeitados em todos os lugares do Estado e isso se deve ao trabalho, ao zelo, comprometimento e dedicação de cada um de vocês. E a ideia é fazer com que o nosso crescimento continue sendo robusto, seja ciente, organizado para que nossa instituição chegue ainda mais longe”, disse Pedro Alexandre.
O Defensor Público-Geral também destacou a importância da atuação dos Núcleos Regionais, entre eles, o de Brasília, parabenizando membras e membros pelo trabalho realizado. Também foi destacado o aumento no número de atendimentos: um crescimento de quase 12% em relação ao mesmo período do ano passado, mostrando na prática a atuação focada da Instituição para ampliar os atendimentos jurídicos e o acesso à justiça em todo o Estado.
A apresentação do balanço de 100 dias da gestão foi feito na companhia da 1ª subdefensora pública-geral Estellamaris Postal; do 2º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini; do assessor especial de Relações Institucionais da DPE-TO, defensor público Marcello Tomaz de Souza; e do corregedor-geral da DPE-TO, defensor público Neuton Jardim dos Santos.
////
Edição: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO