edit Editar esse Conteúdo

Ação da Defensoria Pública reforça conscientização sobre gravidez na adolescência

Publicado em 04/02/2026 10:24
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
A ação do Nudeca aconteceu na IFTO, campus de Palmas - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Com foco na prevenção da gravidez na adolescência, os Núcleos Especializados de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), realizaram na manhã de hoje, 4, uma ação de conscientização com estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas.

A iniciativa integra as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e teve como objetivo orientar adolescentes sobre a importância da prevenção no início da vida sexual, além de informar sobre os direitos garantidos às jovens gestantes.

De acordo com a coordenadora do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza, a ação busca levar informação como forma de proteção e redução de danos. “Uma gravidez nessa fase traz muitos prejuízos à mãe adolescente, sem contar os riscos da própria gestação em razão da idade. Informar sobre os direitos é uma tentativa de minimizar esses impactos. A evasão escolar é, sem dúvidas, um dos problemas mais recorrentes, por isso orientar a mãe adolescente sobre seus direitos na educação é fundamental para evitar a interrupção dos estudos”, completou a Defensora Pública.

Na ocasião, foi entregue aos estudantes um material de educação em direitos sobre a temática. O conteúdo também está disponível para acesso aqui.

Participaram da atividade a assessora do Nudeca, Rebeca Gaspar, e as assessoras do Nudem, Franciélis Vargas e Nicolle Vilhena.

keyboard_arrow_up