edit Editar esse Conteúdo

A importância da comunicação no dia a dia da Defensoria Pública

Publicado em 06/08/2012 17:43
Autor(a): Autor não informado
Defensores Públicos durante atividades práticas do Curso - Foto: Loise Maria

Entrevistas ao vivo, estúdios, câmeras, falar de forma clara para o público, saber como se portar na hora de uma entrevista; que roupa vestir, o que vira notícia. Essas são algumas situações que a maioria das pessoas públicas vivenciam no exercício de suas funções. Na Defensoria Pública não é diferente. Por isso, o Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública – CEJUR, e a Diretoria de Comunicação da Instituição organizaram o Curso de Comunicação Integrada para Defensores Públicos. O Curso é ministrado pela equipe da Agência Public, e as atividades iniciaram na sexta-feira, 3, e sábado, 4, em Palmas.

No primeiro dia, os Defensores Públicos que formaram a primeira turma conheceram um pouco da história do jornalismo por meio da palestra da professora Kézia Reis, que enfocou principalmente o que é notícia, como ela deve ser repassada e também o que deve ser evitado para que a mensagem não tenha ruídos de comunicação. A consultora de imagem, Patrícia Fregonesi, falou sobre a importância da imagem dos Defensores Públicos durante uma entrevista. “Este contexto que passamos aos participantes do Curso é como eles devem se vestir e se portar durante uma entrevista, principalmente na televisão e até mesmo durante um evento. Alguns detalhes que não estão de acordo com a situação podem transmitir uma imagem negativa da pessoa, e com isso refletir na imagem da Instituição”, esclareceu Fregonesi.

Os Defensores Públicos também puderam conhecer as instalações da Organização Jaime Câmara, complexo de comunicação onde fica a TV Anhanguera, o Jornal do Tocantins e a Rádio CBN. “Nesta visita, nós conhecemos todo o processo da produção da notícia, os estúdios, a redação, e mais que isso, serviu para desmistificar alguns medos que temos na hora de conceder uma entrevista”, disse a defensora pública Leilamar Maurílio de Oliveira Duarte.

No segundo dia de atividades, o diretor de Jornalismo da TV Anhanguera, Rogério Silva, falou sobre a importância da notícia, como é o processo de entrevistas no rádio e na TV. O Curso terminou com a simulação de uma entrevista ao vivo e dicas de como se portar diante das câmeras com o jornalista Sandro Petrilli.

Calendário

O Curso tem o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento da Instituição com a imprensa e, consequentemente, com a comunidade; reforçando ainda os princípios e atribuições da Defensoria Pública.  O CEJUR disponibilizará a capacitação a todos os Defensores Públicos do Tocantins em quatro regionais (Palmas, Gurupi, Araguaína e Araguatins). A segunda etapa também ocorrerá na Capital, nos dias 10 e 11 de agosto, das 8h às 18h.

Os Defensores Públicos lotados na região do Bico do Papagaio poderão participar do Curso nos dias 19 e 20 de outubro, na cidade de Araguatins. Em Gurupi, o Curso será ministrado nos dias 26 e 27 de outubro e atenderá os Defensores Públicos que estão lotados nas regiões Sul e Sudeste do Estado. A última etapa acontecerá em Araguaína, nos dias 23 e 24 de novembro.

 

 

 
 
 

keyboard_arrow_up