edit Editar esse Conteúdo

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado em 09/08/2023 12:08
Autor(a): Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Passado e presente são vivos nas Aldeias. Ações para assegurar direitos e garantir acesso à Justiça visam garantir também o futuro para essas comunidades - Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO

Na data de hoje, Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto), compartilhamos imagens feitas este ano em aldeias no Tocantins, quando equipes da Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) estiveram nessas comunidades para o atendimento jurídico integral, gratuito e de qualidade; e também para apoio a outras iniciativas em defesa dos direitos das pessoas indígenas.


As imagens compartilhadas nesta publicação foram captadas pelo fotógrafo Rafael Batista, da equipe da DPE-TO: “O contato com a natureza e a integração dos indígenas com o meio, esse cuidado com a preservação, me despertaram um olhar para que fotos retratassem isso. A essência das crianças, sendo verdadeiramente crianças em brincadeiras às margens do Rio Araguaia, por exemplo, também foi algo que me mobilizou. Um sentimento de liberdade, apesar de tantos problemas que essas comunidades enfrentam”, disse Rafael especialmente sobre as fotos feitas com indígenas que vivem na Ilha do Bananal.


Foto: Divulgação

Rafael Batista na Aldeia Fontoura em julho deste ano



As fotos na região da Ilha foram captadas nos dias 31 de julho último, 2 e 4 de agosto deste ano, quando a equipe do Núcleo Especializado em Questões Étnicas de Combate ao Racismo (Nucora) realizou atendimentos nas Aldeias Fontoura, Santa Isabel do Morro e Macaúba em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Há, ainda, fotos captadas em abril na Aldeia Canuanã, na região de Formoso do Araguaia, durante atendimentos do programa Defensoria Itinerante; e na Aldeia Manoel Alves, na região do município de Itacajá, quando a Defensoria Pública esteve presente, em abril deste ano, em ação da Secretaria de Estado dos Povos Originários (Sepot).


São belas imagens, compartilhadas hoje, 9, pela primeira vez, que nos mobilizam a pensar sobre os povos indígenas, que no Tocantins e no Brasil nunca puderam parar de lutar por seus direitos. É preciso celebrar por um futuro de dignidade, mas sem jamais esquecer as lutas do passado e do presente. É também com essa mensagem que compartilhamos as fotos dessa publicação.


Clique nas imagens para vê-las ampliadas e também obter mais informações.



keyboard_arrow_up