edit Editar esse Conteúdo

II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social antecede IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos

Publicado em 08/11/2010 14:24
Autor(a): Autor não informado

Evento com início no dia 15 de novembro em Campo Grande terá palestra do jornalista Manuel Carlos Chaparro

Assessores de Comunicação Social de Associações de Defensores Públicos e Defensorias Públicas de todo o país vão se reunir em Campo Grande/MS, nos dias 15 e 16 de novembro para o II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social.

Promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul, o evento dá continuidade ao processo de implantação de uma política nacional de comunicação para a Defensoria Pública, além de propor a organização e funcionamento de estruturas de comunicação em todas as defensorias estaduais e associações – com diretrizes, princípios, conceitos e normas técnicas necessárias à integração.

Com uma programação voltada para a atualização e aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos assessores de comunicação, o Encontro vai ser encerrado, no dia 16 de novembro, com a palestra do jornalista Manuel Carlos Chaparro, que vai falar sobre “Ética e credibilidade nas assessorias – O papel do jornalista na assessoria de comunicação social”.

De acordo com Chaparro, “um dos pontos mais importantes a ser tratado durante a palestra é o tratamento jornalístico das notícias desde suas origens, pois em um mundo onde a comunicação é instantânea, os conteúdos praticamente não passam mais pelas redações”, destaca o professor, ressaltando a importância de um bom trabalho realizado pelos assessores de comunicação. Ele defende que os profissionais de comunicação que trabalham em assessorias atuem sempre jornalisticamente, de forma a garantir a qualidade dos conteúdos divulgados. “Quando o jornalista trabalha junto com a fonte, ele tem que ser um educador. Não pode apenas pensar apenas em difundir a imagem da instituição ou da fonte. A ética é fundamental”, explica.

O jornalista também registrou a importância de se discutir o trabalho das assessorias de comunicação dentro de um Congresso de Defensores Públicos. “As informações provenientes da Defensoria Pública são de interesse da sociedade. É fundamental haver um enriquecimento intelectual de seus assessores diretamente proporcional ao conteúdo que precisam divulgar”, enfatizou.

Manuel Carlos Chaparro é doutor em Ciências da Comunicação e professor associado (aposentado) da Universidade de São Paulo. É também jornalista, desde 1957. Com trabalhos de reportagem, ganhou quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo. Tem quatro livros publicados, sobre jornalismo. Entre 1969 e 1989, dedicou-se à comunicação empresarial e institucional, que ajudou a desenvolver no Brasil, como mercado de trabalho e especialização jornalística. Entre 1989 e 1991 foi presidente da INTERCOM, da qual é hoje membro do Conselho Curador. É o editor do blog “O Xis da Questão”, sobre Jornalismo, Mídia e Atualidade.

O II Encontro Nacional de Assessores de Comunicação Social antecede o IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que acontece em Campo Grande, no período de 16 a 19 de novembro.


Veículo: ANADEP / ADEP-MS
Estado: DF / MS




keyboard_arrow_up