edit Editar esse Conteúdo

Fluxo da rede de proteção de crianças e adolescentes é tema de reunião do Nupav na DPE-TO

Publicado em 17/02/2023 16:07
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Fluxo da rede de proteção de crianças e adolescentes é tema de reunião do Nupav na DPE-TO - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recebeu mais um encontro do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), na quinta-feira, 16. A coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), a defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Queiroz representou a DPE-TO no encontro que visou debater o fluxo da rede de proteção de crianças e adolescentes.


Foram debatidos no encontro pautas como o calendário anual, unificação do atendimento e estratégias de atendimento e proteção, especialmente o fluxo para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. De acordo com a defensora pública, o objetivo foi de promover o diálogo entre os vários entes que integram a rede de proteção à criança e adolescente, provocando a atuação individual de cada ator da rede, visando dar apoio à criança ou adolescente em situação de risco, sempre mantendo o sigilo das vítimas. O encontro também tratou sobre a escolha dos representantes do Nupav que vão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Também participaram da reunião representantes da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Corpo de Bombeiros, do Ministério Público do Tocantins (MPTO), da Polícia Civil, Conselho Regional de Assistência Social (Creas), Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência (Savis), Secretaria de Educação, da Guarda Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O próximo encontro está agendado para o dia 30 de março.


Nupav

Além da DPE-TO, por meio do Nudem e da 2ª Defensoria Pública de Violência Doméstica de Palmas, integram o Nupav instituições como a Polícia Militar e a Polícia Civil, que também participaram das ações com orientações sobre como interromper os ciclos de violência contra a mulher, apresentando os canais disponíveis para denúncia, como o 180. O Nupav também está disponível para denúncias e atendimento pelo telefone (63) 3212-7813 ou pelo email nupav.palmas@gmail.com.

keyboard_arrow_up