A capacitação para conselheiros tutelares de Palmas foi tema de debate de reunião na quinta-feira, 27, com a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) e o setor de Contratos e Convênios.
A proposta é beneficiar diretamente 655 conselheiros tutelares dos municípios tocantinenses e, indiretamente, crianças e adolescentes dos municípios que vivem em condições de vulnerabilidade social.
A previsão de início do curso será em novembro de 2022. De acordo com a Esdep, o curso tem como objetivo promover a capacitação para os conselheiros tutelares que atuam nos municípios tocantinense com intuito de qualificá-los, fornecendo instrumentos técnicos, favorecendo o compartilhamento de experiências e a busca de soluções eficientes na efetivação do trabalho.
Prevista para ser oferecida de forma híbrida, a capacitação foi aprovada para a modalidade totalmente online, a pedido da DPE-TO junto à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O intuito foi o de tornar o acesso mais abrangente.
Participaram da reunião a diretora da Esdep, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro, os servidores da Esdep- Alexandro Gonçalves de Lima, Faraildes Rodrigues Miranda , Marcelo Werneck, Elizete Sodré Silvana Lovera; a servidora do Nudeca - Marcia Neves Gonçalves Ayer, e o coordenador de Contratos e Convênios - Sydney Fábio Araujo Pinto.