edit Editar esse Conteúdo

Quilombolas: exposição virtual e livro da DPE-TO resgatam memória e identidade de povos no Tocantins

Publicado em 15/07/2022 15:17
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Exposição Vidas Quilombolas está disponível permanentemente - Foto: Publicidade

O Tocantins conta, atualmente, com 45 comunidades quilombolas certificadas junto à Fundação Cultural Palmares, distribuídas de Norte a Sul do Estado e, neste ano de 2022, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) completa dez anos de atendimentos a esses povoados através do projeto “Defensoria Quilombola”. Mais do que prestar assistência jurídica e educação em direitos para essa população, os atendimentos da instituição nesses povoados perpetuaram registros fotográficos que resgatam a história, memória e identidade dessas comunidades quilombolas do Tocantins.


Esses registros podem ser conferidos em dois importantes produtos da DPE-TO: a exposição virtual “Vidas Quilombolas: laços e povos tocantinenses” e o livro “Quilombolas do Tocantins: palavras e olhares”. Ambas as publicações estão disponíveis online e são permanentes, podendo ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar. Os projetos são de iniciativa do subdefensor público-geral no Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.


Exposição

A exposição virtual “Vida Quilombola: laços e povos tocantinenses” traz o acervo de 133 fotos que expõem fragmentos da história destas comunidades, e ajuda, ainda, com a promoção do fortalecimento da memória cultural destes povos. Os registros na exposição apresentados são de autoria das servidoras que integram a equipe de Comunicação da DPE-TO: a repórter fotográfica Loise Maria e as jornalistas Alessandra Bacelar, Cinthia Abreu e Keliane Vale.


Livro

Já o livro “Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares" possui edição impressa e virtual. O título reúne poemas escritos por pessoas quilombolas e fotos dessas comunidades, sendo um importante acervo sobre cultura e história e, ainda, qualificada fonte de pesquisa acerca da importância do reconhecimento e dos direitos dos(as) quilombolas do Estado. As fotos são da repórter-fotográfica Loise Maria e o conteúdo e apresentação do livro foram organizados, em 2016, por Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, que à época era coordenador do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra), e pela jornalista na Instituição Rose Dayanne Santana. A publicação contou, ainda, com o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto) e da organização não-governamental Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO).


Televisão

Nesta sexta-feira, 15, a exposição foi destaque no Bom Dia Tocantins, da TV Anhanguera, com reportagem que apresentou detalhes da mostra virtual e entrevista com o subdefensor público-geral, Pedro Alexandre, e a repórter fotográfica Loise Maria.

keyboard_arrow_up