edit Editar esse Conteúdo

Debate sobre obra literária “Os Miseráveis” com estudantes da Capital tem participação da Defensoria

Publicado em 08/10/2021 18:24
Autor(a): Cinthia Abreu / Comunicação DPE-TO
Defensora pública Téssia Gomes durante debate com os estudantes - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO




Um clássico da literatura, a obra "Os Miseráveis", do escritor Vitor Hugo, se passa em 1815, mas possui contextos que se adaptam facilmente à realidade atual, principalmente em temáticas que incluem desigualdade social e de acesso à justiça. Essa ponte entre a ficção e a realidade esteve em pauta no evento “Clube da Leitura”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08, no Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos Gonçalves (Cemil), região sul de Palmas, com a presença da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

No debate, esteve presente a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), defensora pública Téssia Gomes, que apresentou a sua visão sobre o livro, especialmente no contexto de acesso à justiça, presente na sinopse da obra literária. Na ocasião, a Defensora Pública relembrou que o romance do escritor francês é reconhecido por ter dado um rosto à miséria.

Téssia Gomes fez um paralelo da situação do protagonista do livro, que é condenado a cinco anos de trabalhos forçados após furtar um pão e que fica em cárcere por quase duas décadas como represália às suas tentativas de fuga. “Uma realidade que, infelizmente, é muito próxima à do Brasil do século XXI”, afirmou ela.

Além de destacar pontos especiais do livro, Téssia Carneiro trouxe aos estudantes fatos atuais que tratam sobre a desigualdade social, o acesso à justiça, a ressocialização e casos reais no Tocantins que poderiam ser incluídos no princípio da insignificância ou da bagatela.

Estavam presentes cerca de 50 estudantes, entre 12 e 14 anos, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim. Eles assistiram à atividade acompanhados do professor de História, Bruno Moulin Franco, e do gestor da Escola, Elis Raik. Após a exposição do debate, foi aberto espaço para troca de informações, de ideias e dúvidas.

Clube da Leitura

O Clube da Leitura é uma iniciativa da professora Márcia Sepúlvida, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Paraíso do Tocantins. Por meio do projeto, a professora debate diferentes clássicos da literatura nacional e mundial. “O Clube da Leitura está dentro do projeto Leiturando, criado para incentivar a leitura para adolescentes e jovens, por meio de rodas de leitura e atividades compartilhadas”, explicou a professora.

keyboard_arrow_up