A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente em um encontro virtual do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unitpac) em Araguaína, norte do Estado. A webconferência, que aconteceu na quarta-feira, 19, era parte da programação da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da universidade e contou com a participação da pedagoga da Instituição Gislene Santos Moreira.
Na ocasião, a servidora da Defensoria Pública comentou que, além de atuar na brinquedoteca, a área de pedagogia integra a equipe multidisciplinar, que realiza os estudos relativos aos casos dos assistidos. Gislene falou das ferramentas que a auxiliam: “os conflitos dos pais refletem na aprendizagem e comportamento dos filhos, podendo ser identificadas nas visitas domiciliares e escolares realizadas no âmbito dos estudos”, explicou durante a sua fala.
Segundo a servidora, a troca de experiências foi positiva. “Uma das acadêmicas, que viveu a separação dos genitores, achou muito interessante este trabalho de acolhimento das crianças nas instituições jurídicas”, comentou a pedagoga.
O bate papo fez parte de uma das atividades da disciplina Estágio Supervisionado IV, que tem o objetivo trabalhar a pedagogia em espaços não escolares. A professora da disciplina Sara Morais da Silva, disse que conheceu o serviço de pedagogia da DPE-TO por meio da Brinquedoteca, e que, posteriormente, procurou a Instituição para firmar um convênio e os acadêmicos poderem ser encaminhados para estágio no local (quando do funcionamento presencial).
“Das atividades do estágio sempre temos uma devolutiva positiva, alguns alunos acabam se identificando muito com a pedagogia jurídica. A oportunidade mostra que a nossa prática não se limita à docência, mas transcende os muros das escolas”, finalizou.