edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública debate constelação familiar em live do Instituto Brasileiro de Direito de Família

Publicado em 28/04/2020 16:42
Autor(a): Cinthia Abreu / Comunicação DPE-TO

Bastante comum para amparar as resoluções de conflitos, a constelação familiar tem diversas maneiras de se abordar um problema ou situação específica. A constelação na água é mais uma forma de atuação e pode ser utilizada por qualquer pessoa. O assunto esteve em foco na live “Constelando na Água os Conflitos Familiares”, do Instituto Brasileiro de Direito de Família no Tocantins (Ibdfam-TO). O debate foi transmitido pelo Instagram da entidade na última sexta-feira, 24 e contou com a participação da defensora pública da Defensoria Pública do Estado do Tocantins DPE-TO Elisa Maria Queiroz, que preside a comissão de Direito Sistêmico do Instituto no Estado.

Na ocasião, a Defensora Pública dividiu a participação no debate com a advogada e consteladora sistêmica Vânia Macedo. “Falamos um pouco sobre o conceito de direito sistêmico e depois sobre a constelação familiar. Por fim, a doutora Vânia demonstrou rapidamente como seria a constelação na água. Não deu pra aprofundar, pois eram muitos expectadores e a constelação é algo muito íntimo. Nunca sabemos o que o campo mórfico vai nos revelar”, explica Elisa Maria.

De acordo com Elisa Queiroz, qualquer tipo de conflito pode ser constelado e o resultado só depende do que é constelado. “Podemos constelar os problemas familiares na água, por meio do movimento dos bonecos gerado pela própria água, que o campo mórfico vai nos mostrar situações que não temos a percepção e depois isso deve ser trabalhado com outra ferramenta como programação neurolinguística, terapia e etc”, conclui a Defensora Pública.

Ibdfam

O Ibdfam é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas demandas sociais que recorrem à Justiça. Desde a sua fundação vem trabalhando para transformar o pensamento e construir um Direito das Famílias mais humano e humanizador, condizente com a realidade da vida.

O Instituto tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2018, completou 21 anos de contribuição no campo do Direito das Famílias, sempre promovendo reflexões e o amadurecimento das relações de família no Brasil.

keyboard_arrow_up