edit Editar esse Conteúdo

Em Araguaína, Defensoria Pública propõe ampliação de Hospital para pacientes de Covid-19

Publicado em 24/04/2020 14:39
Autor(a): Keliane Vale / Comunicação DPE-TO
Em Araguaína, Defensoria Pública propõe ampliação de Hospital para pacientes de Covid-19 - Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO

A ampliação da estrutura de saúde para enfrentamento da epidemia pelo novo coronavírus (Covid-19) prevê implantação de um hospital de campanha em Araguaína, no Norte do Estado. Contudo, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) propõe ampliar a estrutura de saúde já existente na cidade. O defensor público Sandro Ferreira, titular da 17ª Defensoria da Fazenda Pública, expôs a demanda durante reunião interinstitucional via transmissão online realizada pela Prefeitura de Araguaína na quarta-feira, 22, para tratar da situação da Covid-19 no município. Além da DPE-TO, participaram da reunião online representantes da Prefeitura Municipal de Araguaína, Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Polícia Militar, Universidade Federal do Tocantins e entidades de classe.

Para o Defensor Público, criar uma estrutura permanente é mais eficiente do ponto de vista econômico e melhor para o cuidado com o paciente. "Não descartamos a opção do hospital de campanha, mas defendemos que em sendo possível, antes, aplicar os recursos para instalar os leitos em ambientes hospitalares, como no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), atenderíamos melhor os pacientes e teríamos um legado positivo deste triste momento, deixando um recurso permanente para os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] em nossa região", disse Ferreira.

Consultada pela Defensoria Pública via Ofício, a direção do HDT-UFT informou que dispõe de uma área física localizada no segundo andar, na qual funcionava anteriormente o Laboratório de Saúde Pública de Araguaína, onde há possibilidade de ampliação de sua capacidade em até 24 vagas, e que no prazo de 30 dias a área já estaria liberada para implantação dos leitos.

Diante disso, a DPE-TO apresentou Recomendação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) que, em complemento a estratégia de “hospital de campanha”, sem descartá-la por inteiro, estabeleça o mais rápido possível canal de diálogo com o HDT-UFT para instalação de 24 leitos destinados a tratamento de pacientes com Covid-19 na região. A Recomendação foi protocolada nesta sexta-feira, 24, e requer o prazo de 24 horas para respostas.s e materiais hospitalares.

keyboard_arrow_up