edit Editar esse Conteúdo

Covid-19: DPE-TO destaca projeto que destinou verbas à CPPA para materiais de higiene pessoal

Publicado em 06/04/2020 16:26
Autor(a): Keliane Vale / Comunicação DPE-TO, com informações da Comunicação TJTO
Sede da Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA) - Foto: Keliane Vale / Comunicação DPE-TO / Arquivo

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) destaca a ação da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais de Araguaína, em conjunto com a Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema), que destinou recursos de prestações pecuniárias para compra de produtos de higiene pessoal e de materiais de limpeza para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA).

Promover a higiene pessoal e do ambiente auxilia na contenção de doenças de pele que tem acometido os apenados. Segundo informou a defensora pública Michele Vanessa do Nascimento, a unidade tem surto de sarna reconhecida pela Vigilância Sanitária, além de quase 300% de superlotação. “A destinação dessa verba é muito importante, visto que as visitas estão suspensas nas unidades prisionais, interrompendo a entrega dos materiais tanto de higiene pessoal quanto de limpeza do local pelos familiares dos reeducandos. Com essa atuação da Cepema, será amenizada tanto a situação das doenças contagiosas já existentes como também será uma medida preventiva no combate à transmissão pelo novo coronavírus”, comentou Michele Vanessa.

"Em tempos de coronavírus, é imprescindível que o Judiciário, com a participação da sociedade e dos demais poderes, possa olhar para o sistema prisional de maneira diferenciada, ou seja, zelando pela vida de cada pessoa, agentes prisionais e reeducandos que se encontram nas unidades", lembrou o juiz Antônio Dantas de Oliveira Junior ao reforçar uma de suas últimas ações à frente da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais.

Representantes do Conselho da Comunidade de Araguaína, responsável por gerir os recursos advindos do projeto, entregaram para a CPPA a compra de cerca R$ 10 mil reais em produtos, que foram: 300 unidades de 420 ml de álcool em gel; 150 litros de água sanitária; 300 sabonetes; 250 desodorantes; e 250 máscaras. Em sua segunda etapa, está previsto a entrega de material de limpeza, rodo, vassoura, mangueiras 100 metros, creme dental, luvas e mais produtos de higiene.

keyboard_arrow_up