edit Editar esse Conteúdo

Ainda não há casos no Tocantins, mas você pode e deve saber sobre prevenção ao coronavírus

Publicado em 02/03/2020 17:44
Autor(a): Ascom DPE-TO
Lavar muito bem as mãos está entre as medidas de prevenção - Foto: (Foto: Pixabay / Divulgação)


A reportagem disponivel nesta publicação foi produzida para o corpo funcional da Defensoria Pública com divulgação, primeiramente, nos nossos canais de comunicação interna - disponíveis para membros, servidores (as), estagiários (as) e voluntários (as). Contudo, por entendermos que se trata de um assunto de interesse coletivo, decidimos compartilhar o conteúdo também aqui no site da Defensoria para que mais pessoas possam ficar informadas. Com isso, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) vai além com atendimento jurídico de qualidade e atenção a que mais precisa também nas ações de prevenção e combate ao coronavírus.  



O Tocantins não tem, atualmente, casos suspeitos ou confirmados de contaminação com o coronavírus. Porém, é importante que todos e todas conheçam meios de prevenção. Pensando nisso, a Coordenação de Gestão de Pessoas da Defensoria considera importante compartilhar  algumas orientações e informações sobre o assunto desde já!

Uma dessas informações é que a Secretaria Estadual da Saúde no Tocantins informou, por meio de nota oficial, “que o caso* confirmado de Covid-19 no Brasil não interfere, neste momento, na realidade tocantinense. Todo o cuidado, alinhamento e planejamento foram realizados entre a área técnica e as unidades hospitalares da rede pública, que estão capacitadas para o atendimento e encaminhamento de pacientes que possam apresentar quadro suspeito”. [*um segundo foi confirmado após a emissão desta nota; ambos em São Paulo]

Também é importante divulgar que o Ministério da Saúde disponibilizou, na internet, um conteúdo em que explica porque alguns boatos sobre a doença não são verdadeiros. Você pode conferir essas informações acessando: https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus.


Vamos às dicas diretamente relacionadas à prevenção, conforme o Ministério da Saúde:

- Lavar as mãos, frequentemente, com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização: colocar o sabonete nas mãos já úmidas; esfregar as palmas das mãos uma na outra, se atentando às costas delas também; entrelaçar os dedos para lavar cada um deles; enxaguar abundantemente; e, por fim, secar com uma toalha limpa.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.




keyboard_arrow_up