edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO em Porto Nacional integra Comitê Operacional de Emergência de Combate ao Coronavírus

Publicado em 24/03/2020 11:19
Autor(a): Cinthia Abreu / Comunicação DPE-TO
DPE-TO em Porto Nacional integra Comitê Operacional de Emergência de Combate ao Coronavírus - Foto: Rodrigo Alves / Secom Porto Nacional


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) é parte integrante do Comitê Operacional de Emergência de Combate ao Coronavírus de Porto Nacional, município localizado a 63 km de Palmas. A defensora pública Kenia Martins Pimenta representa a Instituição no Comitê e esteve em reunião com os demais integrantes do grupo de trabalho nesta segunda-feira, 23, na Prefeitura local. Na ocasião, também participaram da atividade o prefeito do Município, Joaquim Neto, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar (PM), da Vigilância Sanitária e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), e de outras instituições.

No encontro foram debatidas pautas como a aquisição de 200 testes rápidos do novo coronavírus (Covid-19) para profissionais de saúde; a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para quem atua na área da saúde; a falta de respiradores mecânicos e, ainda, a campanha de vacinação do H1N1. "A Defensoria sugeriu ao Município que fosse feito, em Porto Nacional, os mesmos apontamentos nacionais, como evitar a aglomeração de pessoas e a vacinação por 'drive thru'. A Secretaria se comprometeu em avaliar a possibilidade de acatar este método de vacinação", adiantou Kenia Martins.

A Defensora Pública reforçou, também, sobre a possibilidade de remanejamento de verbas orçamentárias de outras Pastas no Município para a da Saúde, para que se possam adquirir kits de testagem e melhorar o atendimento na unidade de saúde local. "É o único pronto atendimento que atende a região de saúde. Então, em uma situação de maior contaminação, com certeza será super demandada a unidade em Porto Nacional", complementou a Defensora.

Kenia Martins reforçou, por fim, a importância de uma atenção especial para a população de rua. "Aqui em Porto Nacional já existe um bom quantitativo de moradores de rua e, por isto, eu solicitei ao Município que disponibilize escolas ou outro local público que tivesse chuveiro com água e sabão para que essa população pudesse fazer a sua higienização nesses ambientes", ressaltou a Defensora Pública.

keyboard_arrow_up