edit Editar esse Conteúdo

Violência psicológica é tema de palestra com participação da Defensoria Pública em Dianópolis

Publicado em 18/03/2020 15:51
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
Violência psicológica é tema de palestra com participação da Defensoria Pública em Dianópolis - Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o campus de Dianópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na última quinta-feira, 12, o evento Eviternas Mulheres de Março - A Cultura do Estupro. A DPE-TO foi representada no evento por meio da participação da assistente social em Dianópolis, Leusimara Cirqueira Evangelista, convidada para ministrar junto com outras profissionais a oficina “Os efeitos da violência psicológica no relacionamento abusivo”.

Segundo Leusimara, é muito importante tratar sobre violência psicológica e seus efeitos. "Sobretudo por ser, dentre as várias violências vivenciadas cotidianamente pelas mulheres vítimas de abusos, a mais difícil de se identificar e a que acarreta efeitos e sintomas profundos e difíceis de serem tratados", declara.

Segundo a assistente social, a mulher que sofre esse tipo de violência, muitas vezes, leva anos ou até décadas para perceberem que estão sendo vítimas. "É importantíssimo falar de como identificar e dos meios e serviços oferecidos para as vítimas. A violência psicológica toca a autoestima da mulher de tal maneira que acaba limitando-as em várias esferas da vida social, como mercado de trabalho e relações sociais”, conclui Leusimara.

O evento contou com a participação de cerca de 200 acadêmicos dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis.

Participação

A roda de conversa contou com a participação da psicóloga Ana Rita Gonçalves da Silva e Celine de Azevedo, presidente do Diretório Central dos Estudantes. A programação contou ainda com palestra sobre a Evolução Histórica dos Direitos das Mulheres e Dieta da Moda X Alimentação saudável, ministrada pela advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/TO, Claudia Rogéria Fernandes, e a nutricionista Luiza Mesquita.

keyboard_arrow_up