edit Editar esse Conteúdo

Ponte é adequada com acessibilidade em Araguaína após tratativas do Nuamac

Publicado em 12/03/2020 17:02
Autor(a): Keliane Vale / Ascom DPE-TO
Ponte é adequada com acessibilidade em Araguaína após tratativas do Nuamac - Foto: Divulgação

Uma ponte doada por empresários em Araguaína, apesar da grande utilidade para garantir a passagem no cruzamento da avenida Neblina e Filadélfia, apresentava falta de acessibilidade, conforme constatou, a partir de vistorias em vários pontos da cidade, o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Por ser uma doação, o defensor público coordenador do Nuamac Araguaína, Pablo Chaer, acionou os doadores que, imediatamente, fizeram as correções possíveis, sendo a montagem de uma rampa de acesso, pois antes a escada não permitia a livre circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou mesmo empurrando um carrinho de bebê.

Nesta quarta-feira, 11, a ponte foi adequada e já está disponível para toda a população. Segundo o Defensor Público, a solução dada à ponte integra uma série de reivindicações e propostas apresentadas pela Instituição visando garantir o direito fundamental de acessibilidade.

Calçada

A DPE-TO também fez pedido de bloqueio da calçada, em ponto próximo à ponte mencionada, para evitar acidentes no local, uma vez que a calçada finaliza, sem nenhuma sinalização, no canal do rio Neblina, sendo necessário continuar o trajeto pela ponte ou na rua, onde não há acostamento.

O pedido foi feito ao secretário municipal de Infraestrutura, que sinalizou a inclusão da demanda no projeto de implementação de acessibilidade na Via Lago, previsto para ser iniciado ainda neste mês. Com as tratativas, o Nuamac solicitou suspensão da Ação Civil Pública (ACP), ajuizada pela instituição, para que o município apresente diagnóstico da situação atual da Via Lago, projeto de adequação e cronograma de obras de acessibilidade na via.

keyboard_arrow_up