edit Editar esse Conteúdo

Defensoria recebe subprocurador-geral para troca de experiências sobre o e-Proc Nacional

Publicado em 18/02/2020 15:14
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensoria recebe subprocurador-geral para troca de experiências sobre o e-Proc Nacional - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Reunião ocorreu entre o superintendente de defensores públicos da DPE-TO, Murilo Machado, o membro da PGE e servidores da Diretoria de Tecnologia de ambas as instituições


O superintendente de defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Murilo da Costa Machado, recebeu, nesta terça-feira, 18, na sede da Instituição em Palmas, o subprocurador-geral do Estado, Márcio Junho Pires Câmara. O foco da reunião foi a troca de experiências entre a Defensoria e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) em relação ao uso do e-Proc Nacional, sistema eletrônico de prestação jurisdicional que foi implantado no dia 14 de janeiro deste ano.

Além dos membros da DPE-TO e da PGE, também participaram da atividade servidores de ambas as instituições que atuam diretamente com esta plataforma, como os desenvolvedores e analistas de sistema da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) de cada instituição, que lidam, diariamente, com o monitoramento e a busca de meios de otimizar a ferramenta.

De acordo com Murilo Machado, como a DPE-TO participou, intensamente, do processo de implantação do novo sistema junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), ela tem se disponibilizado a trocar experiências com todas as demais instituições que também são usuárias do e-Proc, promovendo, assim, o fortalecimento de uma rede de partilha de conhecimento entre os envolvidos.

“É muito importante que esta rede de apoio voltada ao aprimoramento de toda a sistemática de uso do e-Proc seja ampliada e que ela siga sempre ativa, promovendo interações e transferências mútuas de experiências. Este trabalho colaborativo prioriza, inicialmente, as questões de segurança; já em seguida, a ideia é desenvolvermos as facilidades que a plataforma oferece. Desta maneira, os usuários conseguem antecipar alguns problemas detectados e, mais do que isto, já compartilhar soluções encontradas para cada um deles, tornando a plataforma mais segura, ágil e efetiva para as instituições usuárias do e-Proc Nacional”, enfatizou o Superintendente de Defensores Públicos.

Presentes na reunião

Também representaram a Defensoria Pública na reunião os desenvolvedores da TI que atuam nas funcionalidades do e-Proc Nacional junto ao TJ-TO, Castro Henrique e Jhonatas Lima, e a analista jurídica Noana Santos Hegele. Já o PGE foi representado, ainda, pelo coordenador de TI Adailton Almeida; pelo analista de sistemas Leandro Oliveira Ferreira; e pelo assessor jurídico do gabinete Mateus Rossi Raposo.

e-Proc Nacional

Segundo o TJ-TO, “o e-Proc Nacional, que não se trata de um novo sistema eletrônico, mas a versão 2020 do e-Proc implantada em outros seis tribunais do País, abriga várias ferramentas e funcionalidades que irão dinamizar a prestação jurisdicional e propiciar maior agilidade aos trâmites processuais, decisões e julgamentos. A nova versão do sistema eletrônico também traz ferramentas que facilitarão o trabalho de advogados, assim como de outros operadores do Direito”.

keyboard_arrow_up