edit Editar esse Conteúdo

Corregedores-gerais realizam visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

Publicado em 11/02/2020 17:16
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
Corregedores-gerais realizam visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

A comitiva da Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais (Condege) esteve em visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALTO) na tarde desta terça-feira, 11. A reunião de cortesia com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado estadual Antônio Andrade, aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência.

Estiveram presentes na reunião, representando a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o defensor público-geral, Fábio Monteiro, a corregedora-geral da DPE-TO, Irisneide Ferreira, e o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Guilherme Vilela, acompanhados de corregedores gerais representantes de todos os estados brasileiros, da União e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Anadep).

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado estadual, falou da honra e satisfação em receber a comitiva, desejando boas-vindas a todos os presentes. “É uma alegria recebê-los aqui, pois sabemos da importância da Defensoria em todo o Brasil, da missão em dar condições de atendimento jurídico às pessoas mais necessitadas e a gente fica muito feliz por terem escolhido o Tocantins como sede deste encontro”, declarou o presidente. O deputado estadual aproveitou a oportunidade ainda para apresentar a atuação da Assembleia Legislativa e exaltar a importância da Defensoria Pública no Tocantins. “É uma instituição que nos orgulha muito, que tem o meu respeito e que trabalha em benefício da nossa comunidade”, expressou o deputado. 

O defensor público-geral, Fábio Monteiro, agradeceu a receptividade à comitiva e falou da honra em sediar o encontro do Conselho Nacional de Corregedores Gerais, que desenvolve um trabalho de capitalização das políticas nacionais e externas para que possam trazer benefícios às Defensorias. “O parlamento é um dos responsáveis pelo crescimento da Defensoria Pública no Tocantins. Cada gestão, a seu tempo e a sua forma, contribuiu com o desenvolvimento da Defensoria e hoje, felizmente, temos uma instituição estruturada e que presta atendimento à população carente em todo o Estado, levando cada vez mais cidadania a nossa população”, complementou o defensor público-geral. 

O corregedor-geral da DPE Rondônia, recém empossado como presidente do Condege, Marcus Edson de Lima, falou sobre a importância e o reconhecimento desenvolvido pela Defensoria Pública no Tocantins. “É um trabalho reconhecido em todo o território brasileiro. Somos representantes de mais de 20 estados que viemos, pessoalmente, falar sobre a importância de se valorizar a evolução da Defensoria no Tocantins. Estou muito orgulhoso de ser tão bem recebido neste estado tão maravilhoso e peço, encarecidamente, a esta Assembleia Legislativa que continue apoiando a Defensoria no Tocantins”, declarou o presidente do Condege.

O presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Andep), Pedro Paulo Coelho, reforçou sobre a importância do reconhecimento da Defensoria Pública no Tocantins, parabenizando o Estado pelo cumprimento da Constituição, que prevê a atuação de defensores públicos em todas as comarcas, até 2022. “A Defensoria no Tocantins já cumpriu esta meta e tem de ser parabenizada por este protagonismo no cumprimento da meta nacional e que a gente espera que os outros estados também possam avançar, seguindo na mesma linha da Defensoria no Tocantins”, concluiu o presidente.

Reunião

A XLII Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, Distrito Federal e União (CNCG) acontece em Palmas nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, com o intuito de debater os temas institucionais afetos aos órgãos correcionais. “A intenção é promover a troca de experiências para que as corregedorias-gerais atuem na construção de uma Defensoria Pública cada vez mais forte e efetiva”, explica a corregedora geral, declarou Irisneide Ferreira.

Estão presentes corregedores-gerais de Defensorias Públicas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Acre, Rondônia e Maranhão. Estarão presentes ainda representantes das Defensorias Públicas em São Paulo, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe, União e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).

keyboard_arrow_up