edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública participa de sessão solene de abertura do Ano do Judiciário 2020

Publicado em 07/02/2020 08:32
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública participa de sessão solene de abertura do Ano do Judiciário 2020 - Foto: Loise Maria

O defensor público-geral do Estado do Tocantins, Fábio Monteiro, esteve presente, nesta quinta-feira, 06, à Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário 2020, realizada no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Helvécio Maia Brito, presidente do TJTO, e marca o início das atividades jurisdicionais após o recesso forense.

O presidente do TJTO, o desembargador, Helvécio Maia Brito, abriu a solenidade lembrando que o Poder Judiciário no Tocantins completou, no ano passado, 30 anos de história com foco nas necessidades do jurisdicionado local. “Nesta jornada, muitos foram os desafios para alcançar o patamar hoje conquistado, que conferem um serviço cada vez melhor ao cidadão e nos trazem os melhores resultados possíveis. O ano de 2019 foi, sem dúvida, um ano repleto de muitos desafios, porém, enfrentados com muito trabalho, dedicação e empenho”, avaliou o presidente.

Na ocasião, o gestor da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) discursou destacando os expressivos resultados alcançados pelo TJTO, tornando a instituição como um exemplo para todo País. “Resultados estes que devem-se à dedicação e ao trabalho diário e incansável dos seus magistrados, servidores, colaboradores e estagiários, que compõem sua força de trabalho e o impulsionam a continuar progredindo, bem como refletem o compromisso avigorado para uma prestação jurisdicional operativa”, declarou Fábio Monteiro.

O defensor público-geral reforçou ainda a importância da parceria dentre os poderes em defesa da cidadania. “A união que se abrilhanta no respeito pela interdependência, reafirma a harmonia existente entre as diversas instituições que compõem o sistema de Justiça e são basilares para o alinhamento e concretização das metas e objetivos para o ano”, complementou. Ele aproveitou ainda a oportunidade para agradecer ao Tribunal pelo trabalho realizado em parceria constante com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a exemplo dos diversos Termos de Cooperação firmados entre estas Instituições, desejando êxito no prosseguimento das atividades, com resultados largamente produtivos para todos os tocantinenses.

Por fim, foram destacados o crescimento e a projeção da  Defensoria Pública do Estado do Tocantins, considerada referência no País na prestação de atendimento jurídico de excelência à população mais carente. O defensor público-geral lembrou que a instituição se organiza e se prepara para atender cada vez melhor as expectativas dos cidadãos carentes. "Certos de que ainda há muito por realizar neste ano de 2020."


Mesa de Honra

O defensor público-geral compôs a mesa de honra na solenidade, na companhia do presidente do TJTO, Helvécio Maia Brito, da vice-presidente do TJTO, Ângela Prudente, do corregedor-geral da Justiça, João Rigo Guimarães, do vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Maria Cotinha Bezerra Pereira, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado estadual Antônio Andrade, do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, o conselheiro Alberto Sevilha, do procurador-geral de Palmas, Mauro José Ribas, do presidente da Ordem dos Advogados Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, e ainda dos desembargadores José de Moura Filho, Marco Villas Boas, Jaqueline Adorno, Ronaldo Eurípedes, Eurípedes Lamonier, Etelvina Maria Sampaio Felipe, Célia Regina Régis, Jocy Gomes de Almeida, Zilmar dos Santos Pires e Julliane Freire Marques.

A solenidade foi prestigiada também com a presença do Colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, secretários e deputados estaduais, dentre outras autoridades.

keyboard_arrow_up