edit Editar esse Conteúdo

Acervo do projeto “Biblioteca em Movimento” segue disponível aos assistidos da DPE-TO

Publicado em 07/01/2020 16:32
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Acervo do projeto “Biblioteca em Movimento” segue disponível aos assistidos da DPE-TO - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Defensoria Pública possibilita às pessoas que frequentam as diretorias regionais da Instituição acesso gratuito a diversas obras literárias novas e usadas


“Os livros ajudam as pessoas a desenvolverem mais o conhecimento e a capacidade de sonhar. Quando elas descobrem o prazer da leitura, elas sonham grande, voam alto; por isto amo ler”. Assim afirmou Maria Antônia Soares da Silva, 61 anos, assistida da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) que, nesta terça-feira, 7, Dia do Leitor, esteve na sede da Instituição, em Palmas, para atendimento jurídico e, na oportunidade, acessou o acervo do projeto “Biblioteca em Movimento”.

“Este projeto é excelente; ele ajuda muita gente a descobrir novas informações, viajar em histórias a se aprimorar. Por sinal, hoje em dia, as pessoas dão muita ênfase à internet, à linguagem abreviada que é usada por lá, e eu tenho medo de que a Língua Portuguesa venha a ser praticamente esquecida. Por isto acho a leitura de livros muito importante e algo que deve ser incentivado, principalmente na infância”, destacou Maria Antônia. Ela estava acompanhada do marido, Otacílio Martins Cardoso, que também é um leitor e conhece o Projeto.

Ela conta, ainda, que foi quando criança que o amor dela pela leitura surgiu: “como eu não tinha condição de comprar livros, eu lia as edições de ‘Sabrina’ que eram jogadas fora nas bancas de revista. Eu sonhava com aquelas histórias, viajava com os personagens. O meu pensamento voava. Desde então, nunca mais deixei de ler”.

Biblioteca em Movimento

Com o lema “Conhecimento que fica, livro que segue”, o projeto “Biblioteca em Movimento” é realizado pela Defensoria Pública a fim de possibilitar às pessoas assistidas a leitura de livros. Os títulos ficam disponíveis em estantes para facilitar o acesso das pessoas enquanto aguardam atendimento. As obras também podem ser levadas para casa.

Caso não seja possível a devolução, o pedido da Defensoria é que a pessoa repasse o livro a outra, compartilhando, desta forma, o acesso às obras e incentivando o hábito da leitura. Para se pegar os títulos, não há necessidade de se realizar qualquer cadastro, bastando à pessoa escolher o livro e lê-lo.

Como doar

O Projeto existe em todas as sedes de Regionais e cada Diretoria organiza a sua campanha de recebimento de livros, sendo que todo o acervo é renovado por meio de doações de títulos novos e usados, especialmente os literários. Em Palmas, por exemplo, há pontos de coleta na sede e no anexo da DPE-TO, mas os interessados também podem deixar as doações com a equipe do Cerimonial da Instituição.

Qualquer livro pode ser doado, mas a preferência é para os literários, já que o acervo ainda conta com livros técnicos de Direito e de outras áreas.

keyboard_arrow_up