edit Editar esse Conteúdo

"Defensoria Pública nas Escolas" leva discussão sobre drogas à unidade rural de Palmas

Publicado em 03/12/2019 16:39
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
"Defensoria Pública nas Escolas" leva discussão sobre drogas à unidade rural de Palmas - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Atividade foi realizada na Escola de Tempo Integral Agroecológica Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande, distante 17 km do Centro da Capital


Cerca de 80 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral Agroecológica Fidêncio Bogo participaram, nesta terça-feira, 3, de uma nova edição do “Defensoria Pública nas Escolas”. O projeto da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou aos adolescentes da unidade de ensino, localizada em Taquaruçu Grande, região rural de Palmas, o debate sobre a temática “Prevenção às drogas”, que é apresentada a partir da parceria entre a Escola Superior da Defensoria (Esdep) com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico (Acolher).

Componente da equipe do Acolher, o enfermeiro Carlos Vinícius Vieira Mateus foi o responsável por ministrar a apresentação e mediar os debates. Para Carlos, a iniciativa tem grande importância por promover a conscientização dos adolescentes, os levando a conhecer as drogas lícitas e ilícitas, os malefícios que elas trazem e o que deve ser feito diante de uma situação na qual elas sejam oferecidas para eles.

“A partir do que ensinamos para estes alunos, eles aprendem a dizer ‘não!’ às drogas, principalmente por assimilarem que elas causam problemas, destroem não só eles, mas as famílias deles também. Por isto, é de grande importância discutir isto nas escolas, até porque, infelizmente, o acesso às drogas tem ocorrido cada vez mais cedo para este público, que tem entre 14 e 15 anos. E esta constatação torna essencial esta parceria entre a Defensoria, o Acolher e as escolas, tanto pela promoção da saúde e do bem-estar dos estudantes quanto, até mesmo, do combate à evasão escolar pelo uso de drogas e de qualquer tipo de criminalidade que pode ser incentivada pela busca da manutenção de um vício adquirido”, enfatizou o Palestrante.

Conscientização

Uma das coordenadoras pedagógicas da ETI Fidêncio Bogo, Sunamita Cruz dos Santos ressaltou o quanto se conscientizar os jovens de hoje é fundamental para impedir o aumento dos usuários de drogas do amanhã.

“Esta discussão é muito importante para os nossos alunos, principalmente se considerarmos que, todos os dias, as portas para este mundo das drogas são abertas para eles que, em maioria, não têm conhecimento sobre elas e, por isto, terminam por experimentá-las, movidos pela curiosidade. Então, este tipo de palestra esclarece dúvidas, apresenta a realidade difícil de quem é usuário e os vários riscos desta procura pela experiência. Ou seja, a ação conscientiza todos eles agora, evitando que, depois, eles caiam na tentação e aumentem o número de usuários”, disse Sunamita dos Santos.

Ações em 2019

Somente em 2019, de acordo com a pedagoga da Esdep, Faraildes Rodrigues Miranda, o “Defensoria Pública nas Escolas”, que é coordenado pela gerente de ensino e capacitação da Esdep, Sônia Maria de Souza Ribeiro, realizou 71 palestras em unidade públicas de ensino estaduais e municipais, alcançando um total de 8747 participantes, entre estudantes, corpo docente, equipe diretiva e pais de alunos.

De acordo com Faraildes Miranda, o projeto “tem se aproximado, cada vez mais, da comunidade escolar, levando várias temáticas como prevenção às drogas; família; divórcio e parentalidade; sucídio; o papel dos pais, dos filhos e da escola sob a ótica do ECA; violência doméstica e familiar contra a mulher; bullyng; tecnologia, internet e redes sociais; perfil, atuação e perspectivas da profissão no mercado de trabalho; dentre outras”. Ainda segundo a pedagoga da Esdep, o “Defensoria Pública nas Escolas” tem sido desenvolvido “de modo que auxilia e fortalece as discussões desses temas nas escolas; sendo, neste sentido, muito bem aceito pela comunidade escolar, o que refletiu no aumento da procura pelas palestras ao longo do ano”.

O projeto

Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais.

O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética; direito; saúde e violência; e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, colaborando, assim, com o processo educacional dos participantes.

keyboard_arrow_up