edit Editar esse Conteúdo

Subdefensora pública-geral prestigia, em Paraíso, 18ª edição do projeto do TJTO, Justiça Cidadã

Publicado em 13/11/2019 08:45
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Subdefensora pública-geral prestigia, em Paraíso, 18ª edição do projeto do TJTO, Justiça Cidadã - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Abertura da ação foi realizada na Comarca local, que recebeu representantes de instituições do Sistema de Justiça, das polícias Militar e Civil e parte do corpo funcional da casa


Em decorrência da parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) na realização do Justiça Cidadã, a subdefensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, prestigiou a abertura da 18ª edição do Projeto do TJTO, realizada, nesta terça-feira, 12, na Comarca de Paraíso do Tocantins, município distante 61 km de Palmas. Durante a solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça tocantinense, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, falou sobre os números alcançados nas 17 edições anteriores do Justiça Cidadã junto às comarcas e à população atendida, e, também, acerca das necessidades de se modernizar a Justiça e de conciliar esta modernização à sustentabilidade.

O Justiça Cidadã tem como objetivo promover mutirões de audiências de conciliação, o julgamento de processos repetitivos, serviços de cidadania para a comunidade, palestras e rodas de conversas com a população local. Além disto, por meio do Projeto, magistrados e servidores do Poder Judicial, além da própria população assistida, têm a oportunidade de colaborar com a elaboração do Planejamento Estratégico do TJTO para a gestão 2021-2026, isto a partir da apresentação de críticas e sugestões.

De acordo com Estellamaris Postal, a iniciativa é admirável e vai ao encontro dos princípios da Defensoria Pública de democratizar o acesso à Justiça, a levando para perto de quem mais precisa.

“Esta iniciativa do Tribunal de Justiça merece todo o nosso respeito. Sair dos gabinetes para sentir, de perto, o que realmente acontece em cada localidade, ouvindo a população, os servidores e os magistrados, é algo louvável; principalmente se tratando do Tocantins, que é um estado amplo, o que dificulta esta ação itinerante, de atuação presencial em cada comarca. Em reconhecimento ao que tem sido feito, em nome da Defensoria Pública, eu parabenizo ao desembargador Helvécio e a toda equipe envolvida neste Projeto que, certamente, fará com que o trabalho que o Sistema de Justiça realiza se torne cada vez melhor e mais acessível àqueles que mais precisam dele, trazendo grandes e bons resultados a toda a comunidade tocantinense”, enfatizou a Subdefensora Pública-Geral no Tocantins.

Presenças

A 18ª edição do Justiça Cidadã também contou com a participação da defensora pública diretora da Regional de Paraíso da DPE-TO, Isakyana Ribeiro de Brito Sousa, do juiz diretor da Comarca de Paraíso, Esmar Custódio Vêncio Filho, e de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO), da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) no município e das polícias Militar e Civil, além de magistrados e servidores da própria Comarca.

keyboard_arrow_up