Com o intuito de transmitir os conhecimentos adquiridos pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) no processo de instalação da Escola Superior (Esdep), o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, e o defensor público diretor-geral da Esdep, Neuton Jardim, receberam o defensor público chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) da Defensoria de Roraima (DPE-RR), Ronnie Gabriel Garcia. A visita institucional aconteceu nessa terça-feira, 15, na sede da DPE em Palmas.
De acordo com Ronnie Garcia, a intenção da DPE-RR é transformar o Ceaf em Esdep ainda em 2019 e, para isto, a troca de conhecimentos com a Escola Superior tocantinense será fundamental. “Dentre as Escolas Superiores das Defensorias do Brasil, a do Tocantins é a que mais se assemelha à nossa realidade, à nossa legislação. Por isto, vim conhecer, in loco, como funciona a Escola daqui para levar ao defensor público-geral de Roraima, Stélio Dener, todos os conhecimentos que eu adquirir nesta troca, tudo para podermos implementar este avanço. Nossos estados são novos e esta visita, certamente, amplia a irmandade entre as nossas Instituições”, ressaltou o Chefe do Ceaf da DPE-RR.
Para o defensor público-geral Fábio Monteiro, além da colaboração institucional a partir da transmissão dos saberes da DPE-TO sobre a implantação da Esdep, a visita institucional permitiu a troca de várias experiências. “Este encontro foi muito oportuno. Sermos procurados para colaborar com a implantação de uma Escola Superior significa que o trabalho que estamos realizando tem repercutido positivamente. Além disto, foi um momento valioso de trocas de experiências, de relatos das vivências nas atividades fim e meio e, também, de inovações que otimizam o fazer defensorial”, enfatizou Fábio Monteiro.
Relevância nacional
Para o diretor-geral da Esdep, Neuton Jardim, “a visita do chefe do Ceaf da Defensoria Pública de Roraima representa, para nós, primeiro, um sinal de companheirismo e de crescimento mútuo, mas, também, a possibilidade da nossa Escola Superior e da própria Defensoria do Tocantins mostrar como a Escola se desenvolveu neste período e como ela marcou a sua relevância institucional no País, a ponto de dividirmos as nossas práticas com outras Defensorias, a exemplo de Roraima”.
Nesta quarta-feira, 16, Neuton Jardim apresentou ao defensor público Ronnie Gabriel Garcia como funciona a Esdep, quais os projetos e ações foram e estão sendo executadas desde sua implantação, em maio de 2018.