edit Editar esse Conteúdo

Setembro Amarelo: Defensoria realiza ações de conscientização sobre a saúde mental

Publicado em 03/09/2019 16:43
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Setembro Amarelo: Defensoria realiza ações de conscientização sobre a saúde mental - Foto: DPE Paraíso do Tocantins / Divulgação

Criada em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado, anualmente, a cada 10 de setembro, a campanha Setembro Amarelo é focada na importância da saúde mental, na identificação dos sintomas da ansiedade e da depressão, mas, principalmente na conscientização sobre como prevenir o suicídio. Apoiadora da ação, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), ao longo do mês, realiza diversas iniciativas que buscam, justamente, conscientizar as pessoas que frequentam as sedes da Instituição, como acontece nas Diretorias Regionais de Gurupi e de Paraíso do Tocantins.

Na Diretoria de Gurupi, município que fica a 230 km de Palmas, além de conversas com os assistidos que se encontram na sala de espera por atendimento e de palestras que serão ministradas em cinco escolas da cidade, foi criado um mural interativo no qual as pessoas podem retirar cartões a serem entregues àqueles que estejam enfrentando alguma dificuldade que afeta a saúde mental.

Nas fichas penduradas por cordões amarelos no mural, que se encontra afixado logo na entrada da sede gurupiense da Defensoria Pública, ficando visível para os que frequentam a sede da Instituição, foram escritas diversas frases de apoio, informações de alerta e orientações de cuidados com a mente, visando, assim, a prevenção de ações mais drásticas por parte de quem esteja sofrendo por transtornos psicológicos circunstanciais, indicando, principalmente, redes de apoio à saúde mental no município que atuam no suporte psicoterápico, em caráter de urgências, a muitos assistidos encaminhados pela Defensoria.

Paraíso do Tocantins

Já na Diretoria de Paraíso, distante 61 km da Capital, o zelo com as dores emocionais dos assistidos tem ocorrido por meio da abordagem do Setembro Amarelo sob a ótica de que o suicídio não tem uma causa, mas é resultado de uma rede de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais.

Ao longo do mês, além da confecção de cartazes com orientações e palavras de apoio, servidores da Diretoria vão ministrar palestras sobre o tema em escolas do município. Há a previsão, também, do lançamento do um projeto de articulação municipal a favor do enfrentamento e da prevenção ao suicídio.

keyboard_arrow_up