edit Editar esse Conteúdo

Nuamac vistoria hospitais públicos na região Norte e Extremo-Norte do Tocantins

Publicado em 19/07/2019 14:19
Autor(a): Keliane Vale
Nuamac vistoria hospitais públicos na região Norte e Extremo-Norte do Tocantins - Foto: Nuamac Araguaína

Os serviços de saúde hospitalares na abrangência de atuação do Núcleo Especializado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Araguaína, foram vistoriados nos últimos dias 15 e 16 de julho. Os hospitais públicos que receberam as equipes foram das cidades de Araguatins e Tocantinópolis, ambos de gestão municipal, e o Hospital Regional de Augustinópolis, de gestão Estadual.

Em uma avaliação geral do coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Pablo Chaer, as unidades estão funcionando em regularidade, mas foram constatadas falhas que devem ser sanadas pelos gestores responsáveis para melhorar a assistência à população.

“Conforme constatamos, as principais urgências estão na falta de medicamentos e necessidade de melhorias estruturais. Uma das nossas recomendações será a implantação de um sistema de ar-condicionado nas enfermarias do Hospital de Augustinópolis, pois hoje os pacientes padecem de uma enfermidade e ainda de intenso calor no local; assim como acompanhar a reforma em andamento na unidade”, relatou o defensor público Pablo Chaer.

Segundo o coordenador, um dos pontos do relatório também é verificar a demora na reforma no Hospital Municipal José Sabóia de Sousa Lima, em Tocantinópolis, pois segundo a direção da unidade as obras tiveram início em outubro de 2016 e a estrutura do hospital encontra-se muito deteriorada. Já no Hospital de Araguatins, a vistoria apontou que o centro cirúrgico, totalmente aparelhado, está fora de funcionamento por falta de recursos humanos especializados e verificar a regularidade do destinamento do lixo hospitalar, pois foram encontrados resíduos em locais inadequados.

Pré-natal

O Nuamac Araguaína também está fazendo um diagnóstico da rede de assistência à mulher grávida em todas as comarcas que abrange na região norte e extremo-norte. 


keyboard_arrow_up