edit Editar esse Conteúdo

Pelo direito dos idosos, Nuamac Araguaína faz campanha de conscientização

Publicado em 03/06/2019 11:45
Autor(a): Keliane Vale
Pelo direito dos idosos, Nuamac Araguaína faz campanha de conscientização - Foto: Keliane Vale

Grupos de idosos estão recebendo informações sobre direitos e conhecendo a atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína. A sensibilização acontece nesta primeira semana de junho, mês que é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15.

Nesta segunda-feira, 3, o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Pablo Chaer, falou com idosos das Unidades Básicas de Saúde dos setores Vila Aliança e São Miguel, esclarecendo dúvidas sobre prevenção e direito. Segundo Chaer, há idosos que ainda não estão conscientes de todos os seus direitos.

Além de várias garantias especiais, o coordenador destacou os benefícios de transporte e lazer, previsto na 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso. Ele informou que maiores de 60 anos têm direito a meia-entrada em ingressos para eventos artísticos e culturais, de lazer e esportivos (artigo 23). Já os idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a viajar gratuitamente em ônibus interestaduais, sendo reservadas duas vagas gratuitas por veículo e, se houver mais procura, deve haver mais dois lugares com desconto de 50% (artigo 40).

Conscientização

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, para estimular a conscientização social e política contra a violência relacionada à população idosa.

Segundo o artigo 19, § 1o, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

O tema também vai integrar as rodas de conversas que acontecerão durante toda esta semana com os grupos de idosos acompanhados pelos Núcleos Ampliados de Apoio à Saúde da Família. A parceria com a Prefeitura de Araguaína, por meio da Superintendência de Atenção Básica, viabilizou o cronograma, que segue até sexta-feira, 7:

Dia 4/6, 7h30 – Escola Joaquim de Brito Paranaguá, setor Eldorado.


Dia 5/6, às 7h30 – Centro de Convivência do Idoso, setor Couto Magalhães; às 16h – CRAS II, setor Cimba.


Dia 6/6, às 8h00 – Centro Comunitário do Bairro São João.

Dia 7/6, às 7h30 – CRAS I, setor Céu Azul; às 16h – CRAS III, setor Novo Horizonte.







keyboard_arrow_up