A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto Defensoria Itinerante, iniciou, às 7h30 desta quarta-feira, 27, os atendimentos aos moradores da comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Coimbra, em Cariri do Tocantins, na região sul tocantinense. Esta ação de assistência, uma iniciativa do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, está sendo realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
Ao todo, cerca de 160 famílias hipossuficientes que residem no PA Coimbra devem ser beneficiadas com os diversos atendimentos sócio-jurídicos oferecidos pela equipe da Defensoria. Segundo a coordenadora do Nuamac de Gurupi, defensora Lara Gomides, nesta edição, o público a ser atendido é formado por “pequenos produtores rurais, sua maioria não possui veículo para locomover-se até o município de Gurupi e tão pouco possui condições financeiras para custear outros tipos de deslocamento, inviabilizando por sua vez que esses atendimentos ocorram na Regional”.
O Projeto
Desde 2009, a DPE-TO realiza atendimentos sócio-jurídicos itinerantes nos municípios tocantinenses mais carentes e isolados, onde não há sede da Defensoria Pública. Atualmente, a Defensoria Pública tem unidades em 42 municípios.
O Defensoria Itinerante tem o objetivo de levar o acesso à justiça, integral e gratuito e de qualidade, às pessoas que residem em locais de difícil acesso as quais, mesmo quando cientes da violação de seus direitos, não têm condições financeiras para se deslocarem a municípios que possuem Unidades da Defensoria Pública.