edit Editar esse Conteúdo

Campanha mundial de defesa à mulher terá edição no Tocantins durante o mês de novembro

Publicado em 01/11/2018 10:49
Autor(a): Cinthia Abreu
Representantes de instituições de defesa à mulher se reuniram na Defensoria Pública - Foto: Loise Maria

Uma mobilização mundial e anual, a campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” também terá atividades no Tocantins. Um encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 1º, na sede em Palmas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), reuniu diversas instituições representantes de sociedade civil e poder público de defesa à mulher para debater a realização do evento.

Diversas ações, como caminhadas, arrecadação de alimentos e outras mobilizações serão realizadas. De acordo com a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), defensora pública Vanda Sueli Machado, o objetivo é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.

A reunião aconteceu na sala do Conselho Superior da DPE-TO e contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Hospital Geral de Palmas (HGP),Secretaria Estadual da Saúde (Saúde), Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, Instituto Médico Legal (IML), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes) de Palmas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Flor de Lis.


Datas

A campanha, realizada em escala mundial de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.

No Brasil, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha inicia-se no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.


Histórico

Desde sua primeira edição, em 1991, a campanha “16 dias de Ativismo de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.


Os 16 dias

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids

6 de dezembro - Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher - Laço Branco - Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos


keyboard_arrow_up