edit Editar esse Conteúdo

DPE aborda violência doméstica contra mulheres durante palestra em Santa Rita do Tocantins

Publicado em 19/10/2018 16:37
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensora pública Denize Leite ministra palestra para participantes do evento “Culturarte: vencer é viver” - Foto: Divulgação

Por meio da palestra “Violência doméstica contra a mulher”, ministrada pela defensora pública Denize Leite, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou do evento “Culturarte: vencer é viver”, promovido pela prefeitura de Santa Rita do Tocantins, município localizado a 140 km de Palmas. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 18, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alaíde Feitosa do Nascimento, reunindo cerca de 40 pessoas.

Durante a apresentação do tema, a Defensora Pública abordou a importância do conhecimento no combate à prática de violências contra as mulheres: “A participação da Defensoria abordando o tema violência doméstica, neste projeto, foi fundamental, pois o município conta com uma demanda reprimida neste aspecto, visto que existem inúmeros casos que acabam não sendo notificados, uma parte devido à falta de conhecimento em direitos e, também, de estrutura das instituições. E nós aproveitamos o momento para informar a quem estava presente sobre a Lei Maria da Penha, que legitima as ações em defesa da mulher, e que a Defensoria possui um núcleo especializado e defensorias que prestam atendimento às mulheres que foram privadas de seus direitos e que estejam em situação de violência doméstica”, afirmou Denize Leite, que atua na DPE-TO de Porto Nacional, localizado a 62 km da Capital.

Para realizar a palestra, defensora Denize contou com a colaboração do assistente social Jurimar Mendes Lima Junior e da estagiária de assistência social Mara Letcya Siqueira Ferreira, ambos integrantes da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO de Porto Nacional.

O evento

O evento fez parte do projeto “Culturarte: vencer na vida é viver”, promovido pela prefeitura de Santa Rita do Tocantins. De acordo com os organizadores, o Culturarte, iniciado em 20 de setembro e com final previsto para o dia 29 de novembro, tem como finalidade “promover ações artístico-culturais e palestras que contribuam com o desenvolvimento e compreensão das temáticas de prevenção à depressão, ao suicídio e à violência cometida contra as mulheres em todos aspectos”.

Ainda conforme os organizadores, o resultado aguardado com as ações é “conscientizar a população de Santa Rita do Tocantins sobre como cuidar da saúde mental para evitar a depressão e o suicídio, e que a partir da compreensão dos fatores culturais geradores da violência contra as mulheres, possa haver a prevenção de futuras violências cometidas contra o gênero”.

keyboard_arrow_up