A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou da solenidade de abertura das atividades de correições gerais ordinárias promovidas pela Corregedoria Geral da Justiça (Cgjus) na comarca de Paraíso do Tocantins, município localizado a 60 quilômetros de Palmas. A atividade, realizada nesta quarta-feira, 3, faz parte do calendário oficial da Cgjus, que, na ocasião, chegou à 14ª correição ordinária em 2018.
Presidida pela juíza-auxiliar da Cgjus Rosa Maria Garise Rossi, a solenidade contou com a participação da defensora pública e diretora regional da DPE-TO em Paraíso, defensora pública Ítala Graciella, que compôs a mesa de honra no evento. Também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário tocantinense, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Governo do Estado, além de magistrados e servidores da própria comarca de Paraíso, que abrange o município e cinco outros ao entorno dele.
Correições
Conforme explica o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), as correições ordinárias, que ocorrem periodicamente, seguindo um calendário, visam “garantir a qualidade na prestação do serviço ao cidadão”.
Sobre o funcionamento deste processo, o TJ-TO afirma que “o sistema de correições utilizado pela Corregedoria conta com uma fase virtual e outra presencial. A modalidade permite que os processos, em um primeiro momento, sejam analisados sem a necessidade de deslocamento até a comarca. Após a fase remota, que reduz o tempo de trabalho in loco, as visitas são realizadas para sanar eventuais dúvidas e avaliar estruturas físicas e mobiliárias dos órgãos”.