edit Editar esse Conteúdo

Comunidade LGBTI recebe atendimento jurídico da Defensoria Pública na 15ª Parada

Publicado em 18/06/2018 15:22
Autor(a): Cinthia Abreu
Comunidade LGBTI recebe atendimento jurídico da Defensoria Pública na 15ª Parada - Foto: Cinthia Abreu

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente em mais uma edição da Semana da Diversidade Sexual do Tocantins – 15ª Parada LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais). A programação teve encerramento no domingo, 17, e contou com a parceria do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) Palmas.

Na ocasião, a defensora pública Letícia Amorim ofereceu ao público presente atendimento jurídico gratuito, com espaço especial no local para orientações jurídicas como nome social para as pessoas trans, união estável e adoção homoafetiva, dentre outras.

Além do espaço para atendimento individual, a Defensora Pública discursou na programação, parabenizando os organizadores pelo evento e também colocando o Nuamac Palmas à disposição. “Estamos aqui com um espaço especial para prestar orientações jurídicas, mas queremos também colocar a Defensoria Pública de portas abertas para atender toda comunidade”, disse Letícia Amorim.

Presidente da Associação das Transexuais e Travestis do Tocantins (Atrato), Byanca Marchiori disse que a participação da Defensoria Pública na Semana da Diversidade já é mais que uma tradição, tornando-se essencial. “Facilita muito mais ter a Defensoria Pública junto da gente, oferecendo as orientações que precisamos. A Defensoria Pública é uma das principais parceiras do povo LGBTI, desde demandas individuais até coletivas, como o caso do ambulatório trans, nome social e muito mais”, disse a presidente.

A programação contou também com parceria do Núcleo de Assistência Henfil (Henfil), unidade de referência para os usuários da rede pública municipal em tratamento ou acompanhamento de doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Servidores do Henfil integraram o mesmo estande da Defensoria Pública com atividades de informação, educação e orientação sobre DST/AIDS. Conforme a psicóloga do Núcleo de Assistência, Ludmila Nolasco da Silva, os índices de casos de DST/Aids na cidade são gravíssimos, com uma média de dois a três casos por semana.


Semana

O objetivo da 15ª Parada LGBTI é priorizar as temáticas de sexualidade e gênero e proporcionar espaço de discussão e conhecimentos LGBTIs. A programação contou com momentos de debates, rodas de conversas, apresentações culturais e exposições. O tema da edição deste ano foi "LGBTI tem poder e voto". A Semana foi realizada pelo Coletivo da Diversidade Tocantinense e contou com o apoio da DPE-TO.


keyboard_arrow_up