Cerca de 60 atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em diversas áreas, foram realizados em Couto Magalhães, a 283 Km de Palmas, na sexta-feira, 15, por meio do projeto “Defensoria Itinerante”. Os atendimentos foram realizados no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Município.
Os atendimentos foram coordenados pela Diretoria Regional da DPE-TO em Guaraí e realizados pela equipe da Instituição em Colmeia. O defensor público Adir Pereira Sobrinho esteve à frente dos trabalhos, com o apoio de servidores da Defensoria.
O projeto
Realizado pela DPE-TO, o “Defensoria Itinerante” leva atendimentos jurídicos da Instituição a comunidades carentes ou de difícil acesso no Estado, e, em muitas vezes, em locais onde não há unidade da Instituição. Isso garante a ampliação de atendimentos e orientações jurídicas feitos pela Defensoria, além de promover o acesso de mais pessoas à Justiça. Comunidades quilombolas, aldeias indígenas e assentamentos, por exemplo, estão entre os locais atendidos.
Balanço
No ano passado, as ações do Projeto totalizaram 2059 atendimentos. A maioria envolveu a área da Família, com um total de 1.088 atendimentos. Já nos assentamentos, a maior demanda identificada está relacionada a conflitos agrários e à falta de serviços básicos, como saúde e educação, para as comunidades.