edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública emite Nota de Pesar pelo falecimento de Frei Henri

Publicado em 27/11/2017 17:02
Autor(a): Ascom DPE
Defensoria Pública emite Nota de Pesar pelo falecimento de Frei Henri - Foto: Blog do Sakamoto - reprodução

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) emitiu nesta segunda-feira, 27, Nota de Pesar pelo falecimento de Frei Henri dês Roziers. Francês de nascimento e formado em Direito, o frade dominicano tem uma história de luta em defesa dos trabalhadores rurais do Brasil, com atuação no Tocantins e sul do Pará.

Por meio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frei Henri defendeu a reforma agrária e combateu veementemente o trabalho análogo à escravidão na região do Bico do Papagaio, nas décadas de 70 e 80, quando o Tocantins ainda pertencia ao Norte Goiano. Sua biografia mostra que, por diversas vezes, teve a vida ameaçada, o que não o impediu de continuar defendendo os direitos dos trabalhadores.

A dedicação de Frei Henri é destacada na Nota de Pesar da DPE-TO. Para a Instituição, “a luta de Frei Henri está totalmente relacionada à defesa dos direitos dos trabalhadores e à busca por Justiça a todos os cidadãos, o que o coloca como líder a ser lembrado na trajetória dos direitos dos trabalhadores tocantinenses, (...)”.

Veja, a seguir, a nota, na íntegra:


--------------------------------


Palmas – Tocantins, 27 de novembro de 2017.


NOTA DE PESAR


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins recebeu com pesar a notícia do falecimento de Frei Henri des Roziers, 87 anos, que morreu neste domingo, 26, em Paris, sua cidade natal, após agravamento de seu quadro de saúde. No Tocantins, ele atuou ativamente na defesa dos direitos dos cidadãos e, por isso, deixou marcada na história do Estado, sua resistência e luta contra o trabalho análogo à escravidão.

Para a DPE-TO, a luta de Frei Henri está totalmente relacionada à defesa dos direitos dos trabalhadores e à busca por Justiça a todos os cidadãos, o que o coloca como líder a ser lembrado na trajetória dos direitos dos trabalhadores tocantinenses, em especial os do Bico do Papagaio, região na qual Frei Henri esteve presente, na década de 70, lutando pela reforma agrária e por condições dignas de trabalho.

Com votos de conforto a familiares e amigos próximos, a Defensoria Pública deseja que Frei Henri seja lembrado com o respeito e o reconhecimento que merece.



Defensoria Pública do Estado do Tocantins



keyboard_arrow_up