As brinquedotecas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), de Norte a Sul do Estado, estão com decoração e ações especiais para receber as crianças durante todo mês. Atividades lúdicas, como oficinas de pintura, contação de histórias, apresentações artísticas, cinema e muitas brincadeiras estão nas programações.
No município de Porto Nacional, a programação da brinquedoteca foca na educação do público infantil e dos pais contra o abuso sexual. Para isso, estão sendo realizadas rodas de conversas, diariamente, em horário de expediente, com os filhos dos Assistidos que procuram o serviço na Instituição. O objetivo da ação é orientar o público infantil para a promoção da autodefesa contra o abuso e exploração sexual.
Em Gurupi, cada criança que particiar das atividades da brinquedoteca vai levar para casa uma lembrancinha (foto). “A proposta é promover, durante a semana, atividades variadas e interessantes. Sendo esta a data mais esperada por elas, pois acredita-se que este é o período que elas mais sorriem e se divertem com alegria. Dia 12 de outubro é um dia "mágico". Por isso preparamos as atividades para homenageá-las”, disse a pedagoga da brinquedoteca de Gurupi, Elizete Soares.
Mês das crianças
O mês de Outubro conta com uma vasta programação na DPE. Nesta terça-feira, em Palmas, foi realizada a 5ª Edição do Projeto “Faça uma Criança Feliz”. O projeto é uma ação voluntária, custeada pelos Defensores e Servidores, e contou com brincadeiras, presentes, apresentações artísticas e show de talentos com as crianças, filhas de Assistidos da Defensoria.
Na sequência da programação especial, a Diretoria Regional de Paraíso do Tocantins realiza nesta quarta-feira, 11, a partir das 14h30, o projeto “Faça uma Criança Sorrir”. A programação será para as crianças do Abrigo Institucional do município.
Já no próximo dia 20, das 14 às 17 horas, será realizada, em Palmas, a Sexta Cultural, em alusão ao Dia das Crianças, no auditório da Instituição. A programação será voltada para os filhos de Defensores e Servidores.
Para as crianças de abrigos da Capital será realizado o projeto “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança”, no dia 21 de outubro. As atividades serão realizadas no Lar Batista F.F. Soren, em Luzimangues, a partir das 8 horas.
Texto: Rose Dayanne Santana