edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública sedia II Conferência Estadual da Mulher Advogada

Publicado em 31/08/2017 09:04
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública sedia II Conferência Estadual da Mulher Advogada - Foto: Publicidade

A II Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h30, no auditório da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado. A programação contará com palestras e debates com a participação de promotores de justiça, advogados, defensores públicos e juízes, dentre outros profissionais. O objetivo é de levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea. Os temas vão passar por questões abrangentes aos direitos das mulheres a outros mais restritos a advocacia feminina.

A abertura do evento contará com participação da defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Defesa da Mulher. A defensora pública Kênia Martins Pimenta, da Fazenda Pública em Porto Nacional, ministrará a palestra “A necessidade de um olhar feminista nos processos de atendimento da Defensoria Pública”.


Palestra

Conforme Kênia Martins, é salutar debater o feminismo no sistema de justiça, sobretudo na Defensoria Pública, pois o objetivo do feminismo tem profunda ligação com a razão de ser da Defensoria Publica. “O feminismo almeja transformação social e a essência da Defensoria é exatamente fomentar a transformação da sociedade de forma que os direitos e liberdades individuais sejam assegurados a todas e todos. Considerando ainda que vivemos em uma sociedade patriarcal, que reproduz os estereótipos dessa forma de opressão das mulheres, é de suma importância o debate do feminismo no sistema de justiça com o fim último de evitar que se cometa o machismo institucional”, explica a Defensora.

A programação contará ainda com as palestras “Exposição pornográfica não consentida na internet”, ministrada pela promotora de justiça Ana Lara Camargo de Castro, titular da Promotoria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; “O que a mulher quer” com a advogada, psicóloga e doutora em sociologia Laura Frade, mestre em ciência política e professora universitária em Brasília (DF); “Mulheres: Da Filosofia ao Direito” com o juiz de Direito Wellington Magalhães, titular da comarca de Cristalândia; e ainda o workshop “Direito das Mulheres: Família, Trabalho, Previdência e Violência de Gênero” com a advogada e doutora em direito penal Alice Bianchini.


Evento

A realização da Conferência é do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito à Família, Movimento Mulheres na OAB e Associação Tocantinense dos Advogados com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública do Tocantins. As inscrições estão encerradas e a expectativa é de receber cerca de 130 pessoas.

keyboard_arrow_up