edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública é vencedora no Prêmio IEL de Estágio

Publicado em 24/08/2017 10:29
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública é vencedora no Prêmio IEL de Estágio - Foto: Loise Maria

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE-TO é vencedora do Prêmio IEL de Estágio na categoria “Empresa de Grande Porte”, Etapa Regional do Tocantins 2017. Representaram a Defensoria Pública do Tocantins no evento a defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do Cejur – Centro de Estudos Jurídicos, a diretora de Gestão de Pessoas da DPE-TO, Monique Mendonça, e a coordenadora de Recursos Humanos, Vivian Bernardes. A Instituição conquistou o primeiro lugar no prêmio, que teve o MPE- Ministério Público Estadual na 2ª colocação e a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins em 3º lugar.

Além da categoria conquistada pela Defensoria Pública, foram premiadas as categorias Estagiário Destaque, Empresa de Médio Porte, Empresa de Micro e Pequeno Porte, Sistema Indústria, Instituição de Ensino Nível Superior e Instituição de Ensino de Nível Técnico (veja quadro). Os vencedores da etapa regional concorrem à premiação nacional, momento em que serão avaliados os trabalhos dos classificados de todo o país.


Defensoria

Atualmente, a DPE-TO conta com 135 estagiários atuando nos Núcleos Regionais e Unidade de Defensoria Pública no interior do Estado. Os maiores Núcleos Regionais, como Palmas, Araguaína e Gurupi concentram um número maior de estagiários, respectivamente Palmas 55,  Araguaína 24 e Gurupi 10.

Para o defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, considera que o prêmio é um reconhecimento da responsabilidade social na promoção de boas práticas em recursos humanos da Instituição, que valoriza a inserção de estagiários na equipe de trabalho. “O prêmio é um reconhecimento de que os programas de estágio voluntário e os convênios que temos firmados com as instituições de ensino agregam muito valor ao mercado de trabalho, pois formamos profissionais competentes para o mercado de trabalho e temos aqui uma troca de experiências muito valorosa para ambos os lados”, considera o Defensor Público-Geral.

Além de considerar o porte da Instituição e o número de funcionários, a comissão de avaliação formada pelo IEL também analisou três principais critérios, entre eles: a) Atração: políticas de contratação e processo de seleção; b) Desenvolvimento de estagiários: possibilidades de treinamento e desenvolvimento que os estagiários recebem durante o estágio; c) Retenção dos estagiários: ações de fidelização do estagiário. A defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do Cejur, considerou que a Defensoria Pública é uma porta de entrada para os estudantes de Direito que pretendem seguir a carreira jurídica. “O prêmio reconhece as melhores práticas de estágio, valorizando não só os estagiários como também os profissionais supervisores que acompanham esses estudantes na Instituição. A Defensoria busca excelência em seus programas de estágio, preparando estudantes, de maneira complementar ao ensino, como forma de atrair e reter bons profissionais na fase inicial do seu desenvolvimento”, ressaltou Maria do Carmo Cota.


Evento

O humorista Ricardo Freitas, o jornalista Sydney Neto e o administrador e superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, conduziram as atrações de stand up, depoimento e palestras, respectivamente, preparada pelo IEL para os estudantes como forma de comemoração ao Dia do Estagiário (18 de agosto). A programação aconteceu no auditório do Centro de Convenções e a iniciativa é do IEL - Instituto Euvaldo Lodi como forma de reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio.


Prêmio IEL de Estágio

O Prêmio IEL de Estágio é realizado anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas e programas de estágio desenvolvidos em todo o Brasil, visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio e garantir o cumprimento da Lei 11.788/2008 que dispõe sobre a atividade. Para chegar aos vencedores do Prêmio, lançado em março deste ano, os avaliadores conferiram os projetos e fizeram visitas técnicas às instituições participantes.


Vencedores por categoria


Estagiário Destaque

1º lugar: Ângela Karolline Bezerra de Morais – Empresa: Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

2º lugar: Zeus Mota Bandeira - Empresa: Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

3º lugar: Herika Wellen Silva Dias - Empresa: Procon Dianópolis


Empresa de Médio Porte (100 a 499 colaboradores)

1º lugar: M&V Construção e Incorporação

2º lugar: Tv Anhanguera - Centro Norte De Comunicação

3º lugar: Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Empresa de Grande Porte (a partir de 500)

1º lugar: Defensoria Pública do Estado do Tocantins

2º lugar: Ministério Público do Estado - Procuradoria Geral de Justiça

3º lugar: Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins


Empresa de Micro e Pequeno Porte (até 99 colaboradores)

1º lugar: SICRED União MS/TO - Unidade Dianópolis

2º lugar: KRP Consultoria em Tecnologia de Informação

3º lugar: Dínamo Engenharia


Empresa – Sistema Indústria

1º lugar (Empate): Serviço Social da Indústria do Tocantins – SESI Tocantins e

Serviço Social de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins


Instituição de Ensino de Nível Superior

1º lugar: Universidade Estadual do Tocantins

2º lugar: Universidade Federal do Tocantins

3º lugar: Faculdade Católica do Tocantins


Instituição de Ensino de Nível Técnico

1º lugar: Instituto Federal de Educação do Tocantins – IFTO/ Campus Palmas

keyboard_arrow_up