edit Editar esse Conteúdo

Igualdade de gênero é debatida em rodas de conversas na Defensoria em Tocantínia

Publicado em 30/03/2017 08:36
Autor(a): Rose Dayanne Santana
Igualdade de gênero é debatida em rodas de conversas na Defensoria em Tocantínia - Foto: Divulgação

Finalizando a agenda de atividades do mês de março, em referência ao Dia Internacional da Mulher, a defensora pública Isabella Faustino realizou uma roda de conversa sobre igualdade de gênero com a comunidade de Tocantínia, no dia 22, na sede da Defensoria Pública da Comarca.

Participaram da atividade acadêmicos do curso de Direito e Serviço Social, conselheiros tutelares e servidores do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social dos municípios de Rio Sono e Tocantínia, além da secretária de Assistência Social de Rio Sono.

De acordo com a Defensora Pública, a roda de conversa abordou, fundamentalmente, três pontos sobre a desigualdade de gênero ainda fortemente presente em nossa sociedade, tais como a diferença de salários e remuneração das mulheres e à desigualdade no ambiente de trabalho; no ambiente doméstico, nos quais ainda são relegadas à mulher as atividades diárias e os cuidados com a prole; e quanto ao déficit da representação feminina em cargos políticos e nos espaços de poder e tomada de decisões. Além disso, foi abordado o contexto histórico que deu origem ao Dia da Mulher, data marcada pela luta das mulheres pela efetivação de seus direitos ao longo dos tempos.

“A atividade foi extremamente proveitosa, e contou com a participação efetiva dos acadêmicos, conselheiros tutelares e servidores do CRAS presentes, os quais exemplificaram, em diversas oportunidades, situações cotidianas relativas à temática da desigualdade de gênero, do tratamento discriminatório de que são vítimas as mulheres em contextos diversos, tendo sido destacado, em mais de uma ocasião, a ideologia machista ainda fortemente presente em nossa sociedade. Em razão da precariedade das instalações da Defensoria Pública em Tocantínia, não foi possível disponibilizar um número expressivo de vagas, contudo, pretendemos manter essa proposta, com a realização de rodas sobre as mais diversas temáticas, inclusive em outros espaços, oportunidade em que esperamos contar com uma presença maior de assistidos da instituição, além de acadêmicos, conselheiros tutelares, servidores do CRAS e sociedade civil em geral”, pontuou a Defensora Pública Isabella Faustino.

Os participantes da atividade elogiaram a iniciativa da Defensoria Pública e se manifestaram no sentido de haja a continuidade no projeto, com relação a outros temas de interesse da comunidade.

Projeto

A roda de conversa sobre igualdade de gênero foi formulada a partir de projeto em fase de elaboração nos Núcleos Especializados de Defesa dos Direitos Humanos e de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. O objetivo do projeto é contribuir com a discussão sobre a igualdade de gêneros, tendo em vista a patente desigualdade existente, em todos os sentidos, em nossa sociedade.

No dia 8 de março, também foi realizada uma roda de conversa sobre a temática com a equipe da Defensoria Pública de Tocantínia.

keyboard_arrow_up