edit Editar esse Conteúdo

Adolescentes do Case visitam a Defensoria e entregam frutos colhidos na horta

Publicado em 30/01/2017 09:29
Autor(a): Clédiston Ancelmo
Adolescentes do Case visitam a Defensoria e entregam frutos colhidos na horta - Foto: Loise Maria

Os adolescentes L.F. e R.N.S.M., ambos de 17 anos, estiveram na sede da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em Palmas, na tarde de sexta-feira, 27, para agradecer a parceria da Instituição e entregar alguns dos resultados do projeto “Socioeducar Unidos para Vencer”. Eles trouxeram milho e abóbora, que foram plantados na horta e na roça comunitária do Case – Centro de Atendimento Socioeducativo da Capital. A entrega foi feita ao defensor público-geral, Murilo da Costa Machado e à coordenadora do NUDECA – Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, defensora pública Maria do Carmo Cota.

L.F. e R.N.S.M estiveram na Defensoria acompanhados do coordenador do Case, Eduardo Tavares, e do chefe de segurança, Clauderlei Oliveira Leite, que estão muito satisfeitos com os resultados do projeto. Segundo eles o clima dentro do Case melhorou e, depois das atividades implementadas, raramente são registrados problemas.

“É muito bom, planto e colho, mexo com tudo. Como eu trabalhando todo dia na horta, além de trabalhar eu ainda passo o tempo e ajuda a sair mais rápido, para recomeçar lá fora”, destaca R.N.S.M.

“Antes desse trabalho a mente da gente ficava muito voltada para o que é errado, e depois dessa oportunidade de produzir na horta, a mente agora está voltada para o que é do bem”, afirmou o adolescente L.R., que já pensa em utilizar o que aprendeu quando terminar de cumprir a medida socioeducativa.

“A horta foi só o começo da transformação que estamos conseguindo fazer no Case. Agora já começaram os cursos de informática e em breve serão implantados novos cursos para que os adolescentes que estão lá sejam realmente ressocioeducados”, comemorou a defensora pública Maria do Carmo Cota, que foi a idealizadora do projeto.

O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, conversou com os adolescentes, agradeceu os presentes e parabenizou cada um deles. “Com esses ensinamentos e força de vontade, vocês, com certeza, vão poder seguir a vida, serem pessoas de bem e adultos responsáveis”, afirmou.

Projeto

Para a realização do projeto “Socioeducar Unidos para Vencer”, foi celebrado um Termo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas, Sesc – Serviço Social do Comércio no Tocantins, Senac – Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria e Ministério Público Estadual, entre outras instituições privadas e sem fins lucrativos.

O objetivo do projeto é promover atividades de socioeducação com os adolescentes e prevê a realização de cursos profissionalizantes, oficinas e também atividades de lazer e entretenimento, como aulas de informática, a reativação da piscina, aulas de pintura, artesanato, judô, violão, jardinagem, entre outros.

No caso da horta e roça, a Secretaria de Desenvolvimento Rural ficou responsável por garantir a estrutura necessária para a implantação da horta. As mudas foram fornecidas pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. Quanto ao plantio das sementes e mudas, e os cuidados necessários para produtividade, como aguar e controlar as pragas, a responsabilidade é dos gestores do Case, da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça e dos adolescentes.

keyboard_arrow_up