edit Editar esse Conteúdo

Direitos humanos para estudantes de Palmas

Publicado em 07/12/2016 15:12
Autor(a): Cinthia Abreu
Direitos humanos para estudantes de Palmas - Foto: Loise Maria

Em comemoração ao Dia da Declaração dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, uma programação especial acontece esta semana em escolas públicas da Capital. Por iniciativa do Conselho Estadual de Direitos Humanos, com a participação do NDDH – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, serão ministradas palestras e debates com estudantes da Capital sobre direitos humanos.

Nesta terça-feira, 6, a atividade aconteceu na Escola Santa Rita de Cássia. Divididos em salas de aula, membros do Conselho participaram de rodas de conversas com estudantes sobre os Direitos Humanos. A Defensoria Pública do Tocantins foi representada, na ocasião, pela analista jurídica do NDDH, Liz Marina Régis, e pela defensora pública Isabella Faustino Alves, coordenadora do Núcleo, que conversaram com os estudantes, apresentaram a atuação do Núcleo de Direitos Humanos e distribuíram exemplares das cartilhas lançadas pelo NDDH este ano, acerca dos direitos da pessoa com deficiência e da liberdade religiosa.

De acordo com a Coordenadora do NDDH, o objetivo da atividade é promover e incentivar a reflexão, a compreensão e o debate acerca dos direitos humanos, de seu conceito e significado, e de como se pode defendê-los no cotidiano, aproveitando o ensejo para apresentar a Defensoria Pública, sua missão e atribuições, bem como o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, aos estudantes. “Os alunos se mostraram muito interessados por conhecer mais sobre os direitos humanos e conversar a respeito do tema, tendo aproveitado para formular diversos questionamentos sobre a defesa dos direitos humanos em casos de violações cometidas pelo próprio Estado; do direito humano à liberdade e diversidade religiosa, bem como acerca dos direitos humanos de grupos tais como mulheres; crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.

Semana

A programação integra a Semana Direitos Humanos que teve início na segunda-feira, 5, e segue ainda até a próxima sexta-feira, 9, com palestras diárias em escolas da Capital. Nesta quinta-feira, 8, haverá roda de conversa na Escola Mundo do Sócio do Saber, localizada no Case - Centro de Atendimento Socioeducativo, em Palmas. Já na sexta-feira, 9, será realizado Seminário para discussão sobre direitos humanos. No final, haverá a entrega do I Prêmio de Boas Práticas em Direitos Humanos.

keyboard_arrow_up