Recursos do Novo Código de Processo Civil; Os Reflexos do Novo CPC no Código do Processo Penal; A Defensoria Pública e suas funções: um novo enfoque de acesso à justiça; O Estatuto da Pessoa com Deficiência: Avanços e Retrocessos; Equidade de Gênero e Violência Contra a Mulher: Novas Perspectivas. O ordenamento jurídico está em constante mudança e seus impactos nas esferas jurídicas e sociais trazem reflexos diretos à atividade de orientação e defesa dos assistidos da Defensoria Pública.
A partir de temas multidisciplinares e atualizações recentes no campo do Direito, o Seminário Visão Contemporânea de Acesso à Justiça reúne renomados juristas em um seminário interativo e abrangente, destinado a Defensores Públicos, servidores da DPE-TO e acadêmicos de Direito.
O evento acontece nos dias 24 e 25 de novembro e é uma iniciativa da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Estado do Tocantins em parceria com a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins e CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da instituição.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 4 a 23 de novembro de 2016, pelo site: www.adpeto.org.br e www.defensoria.to.def.br. A vagas são limitadas!
Somente será emitido certificado aos participantes que tiverem no mínimo 75% da carga horária. O Seminário será realizado no auditório da Defensoria Pública em Palmas-TO. Clique aqui e inscreva-se.
Entre os palestrantes, estão confirmadas as presenças do Advogado e Membro IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual, Misael Montenegro; do Advogado e Professor da UNESP, Antônio Alberto Machado; do Defensor Público do Rio Grande do Sul, Arion Escorsin; Advogado e Professor da USP José Fernando Simão e da Promotora de Justiça de São Paulo Maria Gabriela Prado Manssur.Clique aqui e saiba mais sobre os palestrantes.
O formato apresentado ultrapassa o conceito de mera exposição de conteúdo e estimula a construção do conhecimento a partir da troca de experiências e embate de ideias. Ao final de cada palestra Defensores Públicos do Tocantins atuarão como mediadores e a plateia poderá participar ativamente das discussões enviando opiniões e perguntas que fomentarão o debate entre os palestrantes convidados.
24 DE NOVEMBRO
8h - Abertura
8h30
ARION ESCORSIN - Defensor Público do Rio Grande do Sul-RS
Tema: A DEFENSORIA PÚBLICA E SUAS FUNÇÕES: UM NOVO ENFOQUE DE ACESSO À JUSTIÇA
Mediador:
José Alves Maciel - Defensor Público do Estado do Tocantins
11h30 - Intervalo
13h30
MISAEL MONTENEGRO FILHO – Advogado e membro do IBDP – Recife/PE
Tema: RECURSOS NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Mediador:
Fabrício Silva Brito – Defensor Público do Estado do Tocantins
16h
ANTÔNIO ALBERTO MACHADO – Advogado e Professor da Unesp – São Paulo/SP
Tema: OS REFLEXOS DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
Mediador:
Danilo Frasseto Michelini – Defensor Público do Estado do Tocantins
18h - Encerramento
25 DE NOVEMBRO
8h30
JOSÉ FERNANDO SIMÃO – Advogado e Professor da USP – São Paulo-SP
Tema: O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: AVANÇOS E RETROCESSOS
Mediador:
Murilo da Costa Machado - Defensor Público do Estado do Tocantins
12h - Intervalo
14h30
MARIA GABRIELA PRADO MANSSUR – Promotora de Justiça do Estado de São Paulo-SP
Tema: EQUIDADE DE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: NOVAS PERSPECTIVAS
Mediadoras:
Vanda Sueli Machado - Defensora Pública do Estado do Tocantins e Coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM
Valdete Cordeiro da Silva - Defensora Pública do Estado do Tocantins e Coordenadora do Núcleo da Diversidade Sexual – NUDIS
18h - Encerramento