edit Editar esse Conteúdo

Defensoria recebe presidente nacional da OAB

Publicado em 25/08/2016 17:38
Autor(a): Autor não informado
Defensoria recebe presidente nacional da OAB - Foto: Loise Maria

O defensor público-geral Marlon Costa Luz Amorim recebeu nesta quinta-feira, 25, o presidente nacional da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Lamachia. Ele estava acompanhado do presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, do Conselheiro Federal da OAB, defensor público José Alves Maciel, e grande comitiva.

Participaram também do encontro o subdefensor público-geral Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek, e o presidente da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Tocantins Neuton Jardim, além de outros defensores públicos.

Carlos Lamachia está no Tocantins cumprindo agenda da Caravana das Prerrogativas, que está percorrendo todos os estados brasileiros para identificar e combater o desrespeito às prerrogativas profissionais dos advogados.

Durante o encontro na sede da DPE-TO, em Palmas, defensores e advogados discutiram sobre a resolução que dispõe sobre os parâmetros para deferimento de assistência jurídica integral aos usuários dos serviços, no âmbito da DPE-TO. Uma comissão foi criada esse ano para dirimir questionamentos dos profissionais da área do Direito. E as duas instituições criaram um canal aberto de comunicação disponibilizado nos Portais da DPE-TO e da OAB-TO.

Segundo Lamachia, essas são duas instituições que precisam estar juntas. “Tanto a OAB quanto a Defensoria trabalham em nome e para a cidadania. Encontros como esse são fundamentais para que se possa estabelecer um formato real de atuação em determinados temas fundamentais, como está acontecendo aqui no estado do Tocantins com a questão da saúde pública e do atendimento da Defensoria Pública aos hipossuficientes”, afirmou o presidente nacional da OAB.

Walter Ohofugi frisou a criação de uma comissão formada esse ano por defensores públicos e advogados privados. “Já criamos essa comissão paritária para que nós possamos encontrar um ponto de equilíbrio para questões como os critérios da hipossuficiência e outras que afligem as duas categorias. O presidente Lamachia veio aqui para ratificar o que a gente já vinha trabalhando com o defensor público-geral Marlon Amorim e toda a sua diretoria”, finalizou Ohofugi.

O defensor público-geral destacou a parceria das duas instituições. “A Defensoria do Tocantins e a OAB vem trabalhando em conjunto pois temos uma pauta em comum muito importante. Esse somatório de esforços otimiza o trabalho e melhora a qualidade do serviço para o nosso assistido”, concluiu Marlon Amorim.

keyboard_arrow_up