edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública sensibiliza Servidores para doação de sangue

Publicado em 28/06/2016 16:17
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensoria Pública sensibiliza Servidores para doação de sangue - Foto: Loise Maria

“A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca. Doe sangue, uma atitude voluntária que salva vidas.” A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins incentiva a doação de sangue e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde mobiliza os Servidores para doar sangue e se tornarem doadores regulares.


Na quinta-feira, 30, uma equipe do Hemocentro estará na sede e no Anexo I da Instituição em Palmas para tirar dúvidas e fazer uma pré-triagem e, na sexta-feira, 1º, os Servidores aptos e interessados em ser doadores terão traslado disponível pela Defensoria para ir até o Hemocentro,  realizar a coleta. Nas demais Regionais da Defensoria Pública, os servidores irão se organizar para ir até uma unidade de coleta de sangue da Hemorrede mais próxima de seu município.


Requisitos

Para doar, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. É necessário apresentar documento com foto durante a doação e o doador não pode estar em jejum, ter ingerido alimentos gordurosos antes da doação e precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.


Campanha

No mês de junho, uma campanha nacionaltenta sensibilizar a população para doação de sangue, o Junho Vermelho. A iniciativa é uma parceria entre o movimento “Eu Dou Sangue pelo Brasil” e instituições dos setores público e privado. O mês foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.


A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que pelo menos 3% da população de um país sejam doadores. No Brasil, esse número é de 1,8%. O sangue do tipo “O negativo” é o que mais precisa, porque pode ser usado em todo mundo numa situação de emergência. É o doador universal.

keyboard_arrow_up